A Guerra do Peloponeso foi um conflito militar entre as cidades-estado de Atenas e Esparta. ... O fim da guerra derrubou o poder de Atenas na península e resultou na hegemonia política e economia de Esparta na região, com seu sistema voltado para o fortalecimento militar.
A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.
- Relações tensas entre as duas cidades-estado e disputa pela hegemonia política e econômica na região. A Guerra do Peloponeso terminou em abril de 404 a.C., após a rendição de Atenas e a conquista espartana em Helesponto.
A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C..
A acrópole era o local onde ficavam as edificações públicas e administrativas mais importantes, além do Templo de Atenas, o Parthenon. ... Vários estudiosos do urbanismo, de Benévolo a Munford, destacam a importância da ágora ateniense para a história de Atenas.
Após o afastamento da ameaça persa, os espartanos deixaram a liga, ocasionando um atrito com Atenas, que dominava Delos. Com a vitória sobre os persas em 479 a.C. e a concentração de poder na mão de Atenas, as contribuições e arrecadações de impostos fizeram com que Atenas enriquecesse e dominasse ainda mais a região.
Resposta. Atenas reforçou seu poder maritimo,ao mesmo tempo em que modernizou o exercito,preparando as cidades gregas para enfrentar os novos ataques persas. Esse periodo e conhecido como a idade do ouro de Atenas,quando a cidade viveu o seu auge economico,politico e militar.
É conhecida como Batalha de Maratona, porque esse era o nome da cidade onde a batalha aconteceu. Os persas eram em maior número, mas mesmo assim foram surpreendentemente vencidos.
O povo que conseguiu derrotar pela primeira vez o império persa , foram os gregos. Esses conflitos ficaram conhecidas como Guerras Médicas. Espero ter ajudado!
Quais foram as principais forças combatentes na Guerra do Peloponeso ... Levaram-na a cabo as facções lideradas por Esparta, a saber, a Liga do Peloponeso, que contava ainda com Tebas entre seus integrantes, e por Atenas, qual seja, a Liga de Delos, entre cujos integrantes constava Argos.
Inicialmente, os persas venceram os gregos na Batalha das Termópilas e na Batalha de Artemísio, permitindo-os invadir a maior parte da Hélade e incendiar Atenas. A frota ateniense, porém, comandada por Temístocles, conseguiu destruir a frota persa na Batalha de Salamina e mudou o rumo da guerra.
Os dois grandes conflitos que abalaram a Grécia foram as duas Guerras Médicas e a Guerra do Peloponeso.
Período helenístico (338-136 a.C.): a Grécia foi conquistada pela Macedônia, iniciando-se a fase da difusão da cultura grega pelo Oriente. Seu fim ocorreu quando a Grécia converteu-se em um protetorado dos romanos.
Os gregos derrotaram os persas na Batalha de Maratona e conseguiram impedir o avanço dos inimigos. A segunda Guerra Médica aconteceria dez anos mais tarde. ... Os persas avançaram e venceram os gregos nas cidades de Termópilas e Artemision até a invasão e saque da cidade de Atenas.
Genghis Khan