Fluência é a deformação permanente de materiais quando estes são sujeitos a cargas ou tensões constantes e está em função do tempo.
O que é fluência (na Engenharia Mecânica) A fluência é a deformação plástica que ocorre em um corpo submetido a uma tensão constante abaixo do limite de escoamento, em função do tempo. Esse fenômeno é afetado principalmente pela temperatura.
Fluência refere-se ao fluxo contínuo e suave da produção da fala. É um aspecto de produção de fala, relacionado à continuidade, velocidade e/ou esforço com os quais as unidades fonológicas, lexi- cais, morfológicas e/ou sintáticas são produzidas.
Classifica- -se a fratura pela deformação plástica do material devido a uma tensão. ... A fratura dúctil pode ser identificada, com o auxílio de um microscópio eletrônico, pelo seu estiramento da vizinhança de uma trinca, enquanto na frágil não há uma deformação plástica significativa.
A ausência de deformação significativa antes da ruptura é chamada de fragilidade. Em geral, materiais com mais de 5% de alongamento após a região elástica e antes da ruptura são considerados dúcteis. Sendo este valor menor que 5% o material pode ser considerado frágil.
Ductilidade é a propriedade que indica o grau de deformação que o material consegue suportar (chamada deformação plástica) até seu total rompimento.
A fratura por clivagem pode ser definida como uma rápida propagação de uma trinca ao longo de um plano cristalográfico particular. ... A clivagem desenvolve-se por separação direta ao longo dos planos cristalográficos específicos, através de rupturas de ligações atômicas, Figura 15.
A nucleação e a propagação de trincas são um processo de deformação plástica muito localizada, e pequenas sobrecargas no ciclo de tensões podem levar a liberação de discordâncias ancoradas, facilitando a sua movimentação e a nucleação de trincas, ou a sua propagação.
Uma fratura dúctil é aquela que ocorre apenas após deformação plástica extensa e é caracterizada pela lenta propagação de trincas (rachaduras) resultantes da nucleação e crescimento de microcavidades no material.
em outras palavras, a tenacidade é quantidade de energia mecânica que o material pode absorver sem se fraturar. como exemplo temos o diamante, que só pode ser riscado por outro diamante (logo, extremamente rígido), mas pode ser quebrado se sofrer uma requisição muito alta como uma martelada.
É a energia que ele pode absorver antes de acontecer a ruptura. Em outras palavras, a tenacidade diz respeito à capacidade que um elemento tem de “resistir ao chocar com outro material.”
Dureza é uma medida da resistência à deformação plástica localizada induzida por penetração de um indentador ou de uma partícula abrasiva. Limite de escoamento é a tensão máxima que pode ser aplicada sem que o material sofra deformação permanente ou irreversível.
Como calcular ductilidade