EQST

O Que Fazer Quando Se Tem Artrose Na Coluna?

O que fazer quando se tem artrose na coluna?

Podem ser utilizados as seguintes opções:

  1. Analgésicos e anti-inflamatórios: ajudam a aliviar as dores e inflamações como o paracetamol;
  2. Anti-inflamatórios não esteróides: aliviam as dores e inchaços como o ibuprofeno e naproxeno;
  3. Remédios que impedem a piora do desgaste da coluna: condroitina e glicosamina;

O que é Interapofisária?

As articulações interapofisárias são sinoviais, ou seja, têm cartilagem hialina, membrana sinovial, osso subcondral e cápsula articular, estando sujeita a artrose como todas as articulações.

O que é Espondilolise?

A espondilólise é uma lesão de origem indeterminada definida como um defeito, ou falha mecânica, com descontinuidade óssea do segmento intervertebral. Acredita-se ser causada por fratura por estresse na pars interarticularis.

O que é abaulamento discal em L5 S1?

O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco. Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original.

O que é discreto abaulamento discal posterior em L5 S1?

Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.

Qual o tratamento para abaulamento discal?

Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.

O que significa edema dos ligamentos Interespinhosos?

Edema do ligamento interespinhoso está, normalmente, relacionado à sobrecarga Mecanica. Isoladamente não pode ser colocado como causador de dor irradiada para as pernas. Estes sintomas estão, na maioria das vezes, relacionados à compressão ou irritação neurológica, patologias de articulação sacro ilíaca e/ou quadris.

O que é a gordura epidural?

A lipomatose epidural consiste na deposição de gordura não encapsulada no espaço epidural da coluna vertebral. Trata-se de uma patologia rara podendo estar associada a níveis elevados de esteróides endógenos ou a corticoterapia prolongada.

Como tratar Lipomatose epidural?

O tratamento mais utilizado nos casos de lipomatose epidural é o cirúrgico, através da laminectomia descompressiva ou a laminotomia associada à aspiração endoscópica da gordura. A escolha da técnica, assim como a recuperação do paciente, vão depender do nível, da localização e do tamanho da lesão.

O que é o saco dural?

O saco tecal ou saco dural é uma folha membranar ou tubo de dura-máter que envolve a medula espinal e a cauda equina. Este saco contém o líquido cefalorraquidiano, que fornece nutrientes e proteção à medula espinhal.

O que é compressão sobre o saco dural?

Etapa inicial da patologia, é quando o disco intervertebral começa a apresentar fissuras em suas fibras, levando o disco à forma de arco. O abaulamento já é maior, podendo comprimir os nervos, a medula e o saco dural. Nessa fase, normalmente tem início a degeneração discal.

Quais os sintomas de compressão medular?

Compressão da medula espinhal

  • A medula espinhal pode estar comprimida pelos ossos, sangue (hematomas), pus (abscessos), tumores (cancerígenos ou não) ou um disco com ruptura ou hérnia.
  • Os sintomas, como dor nas costas ou no pescoço, sensações anormais, fraqueza muscular ou controle alterado da bexiga e do intestino, podem ser moderados ou graves.

O que é abaulamentos?

substantivo masculino Processo de tornar algo convexo, arredondado: abaulamento de madeira. Ação ou efeito de abaular, de atribuir a forma da tampa de um baú.

O que é síndrome de compressão medular?

A síndrome da compressão medular ocorre quando um câncer ou metástases comprime a medula espinhal e ou seus nervos, acarretando quase sempre em dor de difícil controle, podendo vir acompanhada de aumento de volume local, fratura patológica (lesões líticas ou enfraquecimento ósseo), perda da função muscular e disfunção ...

Quais são as doenças da medula espinhal?

Quais os tipos de doenças da medula espinhal?

  • Pode-se destacar entre as patologias mais comuns vistas na medula espinhal:
  • * Atrofia Muscular Espinhal (AME)
  • * Síndrome de Brown Sequard.
  • * Síndrome Medular Anterior.
  • * Síndrome Medular Central.
  • * Siringomielia.

Quais os sintomas de problemas na medula espinhal?

Possíveis sintomas da lesão da medula espinhal incluem: Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés. Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.

Quando devemos suspeitar de possível trauma na coluna vertebral?

Traumas na coluna vertebral ocorrem com muita frequência. Na maior parte das vezes, causados por acidentes de trânsito, quedas, mergulhos e ferimentos com arma de fogo, são responsáveis por grande sofrimento pessoal e dramas familiares muito graves.

Quais os tipos de lesões na coluna vertebral?

Entre as lesões da coluna vertebral mais características entre os atletas destacam-se as seguintes: - instabilidades da coluna cervical; - tetraparesia transitória; - apofisite da coluna toracolombar; - espondilólise traumática; - fraturas do arco vertebral.

Quais as consequências de uma lesão medular?

Nas lesões medulares completas há paralisia, perda de todas as modalidades sensitivas (tátil, dolorosa, para temperatura, pressão e localização de partes do corpo no espaço) abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinário e fecal).

Qual é o problema mais grave da coluna?

Confira as principais doenças que afetam a coluna:

  1. Hérnia de disco. Também conhecida popularmente como "bico de papagaio", a hérnia de disco pode ser uma situação grave, que requer cirurgia. ...
  2. Lombalgia. ...
  3. Artrose na coluna. ...
  4. Osteoporose. ...
  5. Escoliose.