A ambliopia deve ser tratada o mais breve possível, colocando um oclusor sobre o olho com boa visão. Esta medida forçará o olho mais fraco a fixar os objetos e a estimular a visão, ou seja, devemos “forçar” a criança a usar o olho com “visão fraca”.
Em crianças com menos de 3 anos de idade, o tratamento para o estrabismo pode ser feito com o uso de tampão ou pela prática de exercícios oculares orientados pelo oftalmologista. Em idades superiores, o uso de óculos de grau pode ser indicado para auxiliar e facilitar o tratamento.
O estrabismo infantil é um problema de visão que tem tratamento e cura, mas que precisa ser identificado o quanto antes. Dentre as possibilidades estão o uso de óculos, tampões e mesmo de toxina botulínica. Em último caso, a cirurgia é o tratamento indicado para evitar problemas mais intensos.
O estrabismo é um desvio nos olhos que ocorre quando os bulbos oculares não ficam alinhados corretamente....Sintomas do estrabismo em crianças
Riscos da cirurgia para estrabismo. Os principais riscos da cirurgia para estrabismo incluem visão dupla, infecção do olho, sangramento ou diminuição da capacidade de enxergar. Porém, estes riscos são pouco comuns e podem ser eliminados caso os paciente sigam adequadamente todas as indicações do médico após a cirurgia.
O tempo da cirurgia pode oscilar entre 20 minutos e 1h30, pois depende da quantidade de músculos que devem ser reparados. O pós-operatório varia de acordo com cada indivíduo. Geralmente, o paciente fica 7 dias afastado de suas atividades, em repouso. A recuperação total ocorre em cerca de um mês.
1. Indicada para adultos e crianças. Observado cada caso isoladamente, o médico oftalmologista pode indicar a cirurgia de estrabismo para adultos ou crianças. Não há faixa etária limite para ser submetido à cirurgia.