Chamamos este epitélio de hipotrófico. Na insuficiência ovariana fisiológica (infância, pós-menopausa, pós-parto e lactação) ou patológica, a mucosa vaginal apresenta francos sinais de atrofia evidenciáveis pela perda das dobras e umidade vaginal além de uma fraca reação ao teste de Schiller.
A categoria diagnóstica Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado (ASCUS) pode ser definida como um resultado de caráter indeterminado, na qual os achados citológicos são insuficientes para caracterizar uma lesão intraepitelial escamosa ou carcinoma escamoso, ou mesmo condições inflamatórias ou reativas, ...
O ASCUS pode ser provocado, por exemplo, por inflamações, infecções ou atrofia vaginal durante a menopausa (leia também: 25 SINTOMAS DA MENOPAUSA). Na grande maioria dos casos, o ASCUS é um achado benigno que desaparece sozinho com o tempo.
O esfregaço de sangue permite observar as células do sangue no momento da colheita. Para preparar um esfregaço, é espalhada uma gota de sangue em uma camada fina sobre uma lâmina de vidro e corada com corantes especiais. Depois de seca, a lâmina é examinada por um especialista usando um microscópio.
Técnica de esfregaço de sangue
Técnica 1: primeiro coloca-se o corante dissolvido em metanol, depois a água destilada. Técnica 2: os corantes estão separados. Primeiro fixa-se a lâmina com metanol (frasco 1) por alguns segundos, logo após mergulha-se algumas vezes no frasco de eosina (frasco 2) e depois no de azul de metileno (frasco 3).
O método de esmagamento é usado nos casos em que existe uma aderência fraca entre as células do tecido a observar. Para visualizar as células, basta colocar um pequeno fragmento do tecido entre a lâmina preparada e a lamínula e fazer uma pequena pressão com o polegar.
A utilidade da coloração para a observação ao microscópio é facilitar que a luz enviada seja melhor refletida. Como o funcionamento do microscópio eletrônico se dá ao "envio" de uma luz para as partículas e, essa luz refletida nelas volta para o microscópio, a coloração ajuda a obter um melhor reflexo.
Quando se observam ao microscópio preparações de material biológico fresco, pouco se distingue da estrutura interna das células. ... Em muitos casos, uma mesma preparação pode ser submetida ao tratamento com dois ou mais corantes, o que aumenta a diferenciação entre as estruturas celulares.