O biólogo é responsável por estudar as diferentes formas de vida, seja macroscópica ou microscópica. Ele desenvolve pesquisas sobre a origem, a evolução, o funcionamento e a estrutura dos organismos. Estuda as relações entre os diferentes seres vivos, bem como a relação entre eles e o meio ambiente.
As células-tronco apresentam capacidade de diferenciação e autorrenovação. Por essa razão, podem ser usadas no tratamento de doenças degenerativas. As células-tronco destacam-se pela capacidade de se transformar em diferentes tipos celulares, ou seja, são células com grande capacidade de diferenciação.
É importante se estudar os seres vivos, pois a partir desse estudo conseguimos entender melhor o funcionamento do nosso próprio corpo, as relações dos seres vivos com o meio, causas de doenças, os ciclos biogeoquímicos, o metabolismo, entre outros assuntos importantes para a nossa sobrevivência.
Embora o conceito de biologia enquanto campo científico único e coeso só tenha surgido no século XIX, as ciências biológicas têm origem nas práticas ancestrais de medicina e de história natural que remontam à Ayurveda, à medicina do Antigo Egito e às obras de Aristóteles e Galeno durante a Antiguidade clássica.
De qualquer forma, o período de invenções biológicas foi, marcadamente, o século XIX e sua transição para o século XX, onde nasceram diversos elementos inovadores: a clonagem, a estabilização do processo de pasteurização, a penicilina e etc, assim, a resposta para esta questão seria: d) Idade Média - Século XX.
Embora o conceito de biologia enquanto campo científico único e coeso só tenha surgido no século XIX, as ciências biológicas têm origem nas práticas ancestrais de medicina e de história natural que remontam à Ayurveda, à medicina do Antigo Egito e às obras de Aristóteles e Galeno durante a Antiguidade clássica.
Carlos Lineu foi um botânico, zoólogo e médico sueco. Foi também o criador da nomenclatura binomial e da classificação científica (que ainda usamos hoje), sendo assim considerado o “pai dataxonomia moderna”. Foi sua vasta coleção de plantas, animais e conchas que levam a Lineu a agrupar e nomear espécies.
As doze mentes mais brilhantes da história da biologia
Charles Darwin
Charles Darwin
A disciplina da Biologia é datada do inicio do século XIX, pois antes disso, mesmo que existissem estudos sobre o seres, eles eram mais abstratos. E os cientistas da época se preocupavam apenas com os animais, plantas e os humanos, mas nós sabemos que existem organismos vivos que pertencem a outros reinos.
A história da biologia celular está ligada ao desenvolvimento tecnológico que tornou possível o estudo da célula. Assim, os primeiros estudos no campo da biologia celular só foram possíveis após a invenção do microscópio em 1590, por Zacharias Janssen (1580-1638).
Elas são: anatomia(estuda a estrutura morfológica), citologia(estudo das células), ecologia(estudo da relação dos seres vivos com o meio ambiente),embriologia(estuda a formação dos seres), evolução, paleontologia(reconstrução da história da vida na Terra), fisiologia(estuda as funções dos seres vivos), genética(estuda ...
Trabalho de um biólogo e o mercado de atuação
Dividir a Biologia em áreas de estudo é fundamental para a compreensão mais fiel da vida, de todos os processos a ela relacionados e da relação existente entre os diferentes organismos.