A respiração pulmonar ocorre em todos os vertebrados terrestres. Nos anfíbios, percebe-se que, além da respiração pulmonar, esses organismos necessitam das trocas gasosas realizadas na superfície de seu corpo (respiração cutânea). Em répteis, aves e mamíferos, no entanto, toda a respiração ocorre por meio de pulmões.
Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbica (sem utilização de oxigênio também chamada de fermentação) e respiração aeróbica (com utilização de oxigênio).
A respiração traqueal é o tipo de respiração em que as trocas gasosas ocorrem através das traqueias. Esse tipo de respiração ocorre em insetos, alguns carrapatos, aranhas e centopeias. As traquéias são tubos finos, espiralados e ocos, com reforços quitinosos.
anfíbios
Em crustáceos, a respiração é branquial, ou seja, através de projeções chamadas de brânquias o oxigênio presente na água é capturado. A classe dos insetos, por outro lado, possuem respiração traqueal, na qual o corpo do inseto possui uma pequena abertura chamada espiráculo, por onde ocorrem as trocas gasosas.
O seu sistema respiratório começa no focinho com as narinas. Ao contrário de outros animais, o Cavalo não respira pela boca, usando somente as narinas.