EQST

O Que Eludo?

O que é eluído?

[ Física, Química ] Separar uma mistura de partículas.

Qual a função da coluna cromatográfica?

Cromatografia em coluna: é a técnica mais antiga da cromatografia, cuja aplicação serve para separar componentes em duas fases: sólida e líquida.

O que é razão de partição?

Por exemplo, se se considerar dois líquidos imiscíveis e se se agitar juntamente com eles um terceiro composto, então atinge-se um equilíbrio no qual a concentração de um solvente difere da do outro. A razão entre as concentrações é o coeficiente de partição do sistema.

Qual o principal objetivo de uma análise cromatográfica?

A análise cromatográfica, também conhecida como cromatografia, é uma técnica de separação de misturas homogêneas que tem como objetivo isolar e identificar os componentes através da coloração dos mesmos.

O que é interação diferencial cromatografia?

CROMATOGRAFIA: opera com o mesmo princípio da extração, porém uma fase é fixada no local, enquanto a outra fase se move por ela. Separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma FASE ESTACIONÁRIA (líquido ou sólido) e uma FASE MÓVEL (líquido, gás ou fluído supercrítico).

Por que se usa solventes de diferentes polaridades em cromatografia?

Solventes mais polares eluem melhor todas as substâncias; efeito mais pronunciado no caso de substâncias polares. ); além disso, o solvente mais polar adsorve melhor à superfície da fase estacionária, deslocando desta maneira todas as substâncias para a fase líquida.

Quais são os principais adsorventes utilizados na cromatografia em camada delgada?

Os principais adsorventes utilizados em CCD são sílica gel e alumina.

Qual é o estado físico da fase móvel e da fase estacionária na cromatografia em camada delgada CCD )?

fases permanece estacionária enquanto a outra se move através dela. onde a fase móvel (líquida) migra sobre uma camada delgada de ADSORVENTE retido em uma superfície plana (fase estacionária – sólida). O processo de separação está fundamentado, principalmente no fenômeno de ADSORÇÃO.