Especiação é um processo que leva ao surgimento de uma nova espécie e pode ocorrer em consequência de uma barreira geográfica ou não. A especiação refere-se ao surgimento de uma ou mais espécies a partir de uma população ancestral. Como existe uma barreira geográfica entre as populações, elas não se cruzam. ...
A especiação alopátrica, acontece quando duas populações de uma espécie são separadas por uma barreira geográfica. Essa barreira geográfica, que pode ser uma montanha, um deserto ou floresta, por exemplo, causa uma separação espacial (alopatria). ... A pequena população, geralmente, é levada à extinção.
Especiação envolve o conjunto de processos que dão origem a novas espécies, sendo assim, é parte do processo evolutivo. É importante destacar que os cientistas classificam a especiação sob dois processos: ... É uma evolução contínua que gera uma nova espécie. Resulta de mutação, permutação, seleção natural.
Resposta: Porque o processo de Seleção Natural possibilita que indivíduos que possuam características mais aptas para o meio em que vivem, tenham maiores chances de sobrevivência do que aqueles que não as tenham.
O isolamento pré-zigótico consiste em barreiras que impedem que a fecundação ocorra. Como exemplos, podemos citar os isolamentos ecológico, temporal e comportamental, mecânico e gamético. ... Por fim, no isolamento gamético, o acasalamento pode ocorrer, mas a fecundação não ocorre por incompatibilidade dos gametas.
Mecanismos de isolamento pré-zigóticos são aqueles que tem como objetivo impedir a fecundação, ou seja, indivíduos de duas populações não chegam nem a copular, ou quando chegam, não ocorre formação do zigoto.
As populações isoladas se diferenciam adquirindo distintas variações (mutações) e alterando frequências alélicas por deriva ou seleção natural até que ocorra isolamento reprodutivo, de maneira que, se estes grupos voltarem a viver em Simpatria, não serão "compatíveis" reprodutivamente.
Árvores filogenéticas representam padrões e relações de ancestralidade. Elas ilustram a relação evolutiva entre as espécies. As árvores filogenéticas consideram a evolução dos organismos a partir de um ancestral comum, e tornam-se essenciais no estudo da evolução.