A dobradura é uma atividade de arte clássica que trabalha a coordenação motora fina, bem como reconhecimento das formas geométricas. Por aqui, para celebrar o dia do Folclore Brasileiro, propomos algumas possibilidades de dobradura do Saci Pererê.
Comece usando o papel que servirá para fazer o rosto do Saci. Já cortado em forma de quadrado, faça uma marca no meio do papel. De uma ponta ao meio, da outra ponta ao meio. Depois pegue o segundo quadrado, o da toca, e faça uma dobra bem no meio, transformando em uma retângulo.
Pegue a tampa da garrafa e, com ajuda de um adulto, faça um furo no meio. Passe a outra ponta do barbante pelo buraco e dê um nó. Pronto! Aí está o Saci bem preso na garrafa.
Como Fazer:
Bolinha de gude, amarelinha, peão, queimada, pega-pega, baliza, corre cotia. Há muitas gerações, essas brincadeiras fazem parte da infância dos brasileiros. Assim como lendas, cantigas, provérbios, crenças e danças populares, elas ajudam a compor o folclore brasileiro, que tem seu dia celebrado em 22 de agosto.