Para Maquiavel, o governante hábil deveria equilibrar a Virtude e a Fortuna para que assim pudesse garantir seus interesses. No entanto, para que esse equilíbrio fosse possível, o pensador sugeriu que os valores morais impostos pela fé e pela sociedade não poderiam restringir a ação do rei.
Maquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. ... Com isso, Nicolau Maquiavel promoveu a cisão entre Moral e Política tecendo sua célebre frase, onde pregava a idéia de que “os fins justificam os meios”.
Nicolau Maquiavel foi um pensador florentino que viveu no período renascentista e escreveu o livro intitulado O Príncipe, dedicado a Lourenço de Médici. Nessa obra, o autor sugeriu as condições necessárias para que um soberano absoluto fosse capaz de conquistar, reinar e, principalmente, manter seu poder.
1) Que relação existe entre a situação da Itália e O príncipe¿ R: Maquiavel ao escrever o príncipe, foi na base da observação da falta de estabilidade da vida política numa Itália dividida, com isso essa fragmentação tornava a Itália desprotegida perante os outros povos, sua proposta era de transformar a Itália ...
Após quatorze anos de serviços muito bem prestados à comunidade florentina, Nicolau Maquiavel sofre um forte golpe do destino: o regime antes estabelecido naquele principado italiano é alterado e, em meio ao caos promovido pelo conflito entre o rei Francês, Luís XII, e os exércitos da Igreja Católica Romana, os De ...
Tendo havido na Itália soberanos malsucedidos na defesa de seus territórios, como o Rei de Nápoles e o Duque de Milão, alega-se que estes não devem atribuir suas derrotas à mera fortuna, mas a uma postura incorreta perante as milícias (como já falado nos capítulos anteriores), à má relação com seus povos e ao ...
X – De que modo devemos medir as forças de todos os principados. O autor estabelece que só podem ser considerados autônomos para se defender os principados que possuem dinheiro e homens o suficiente para levar um exército a uma batalha campal.
Frase de Nicolau Maquiavel “Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades.” “Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela.”