O pulso da artéria braquial é palpável na parte anterior do cotovelo, e é utilizado para a esfigmomanometria (aferição da pressão arterial).
10) Método auscultatório: Posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre a artéria braquial, sem compressão excessiva. 11) Solicitar o paciente que não fale durante o procedimento. 12) Inflar rapidamente, de 10 em 10 mmHg até o nível estimado da pressão sistólica pela palpação.
O estetoscópio deve ser colocado sobre a artéria braquial e o manguito insuflado até 30mmHg acima do valor encontrado para a pressão sistólica no método palpatório.
Coloque a braçadeira ao redor do braço do paciente (de preferência o esquerdo), ficando a mesma cerca de 2 cm acima da fossa cubital (dobra do braço). Palpe a artéria braquial logo abaixo da fossa cubital e ponha o diafragma do estetoscópio em cima desta. Com o estetoscópio ao ouvido, comece a inflar a braçadeira.
Posicionar os olhos no mesmo nível da coluna de mercúrio ou do mostrador do manômetro aneróide. Palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento, para a estimativa do nível da pressão sistólica; desinflar rapidamente e aguardar um minuto antes de inflar novamente.
Critérios a serem observados: A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço; O comprimento da bolsa de borracha do manguito deve envolver 80% a 100% da circunferência do braço; A pressão diastólica deve ser determinada na fase V de Korotkoff.
Explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso de 3 a 5 minutos em ambiente calmo. Deve ser instruído a não conversar durante a medição.
O instrumento utilizado para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro, e os tipos mais usados são os de coluna de mercúrio e o ponteiro (aneróide), possuindo ambos um manguito inflável que é colocada em torno do braço do paciente.
O manguito rotador é o grupo de músculos e tendões que se inserem (prendem) na região proximal do úmero (osso do braço). É formado por 4 músculos do ombro: o subscapular, o supraespinhal, o infraespinhal e o redondo menor.
Sons de Korotkoff Fase II: sons suaves e prolongados. Podem ser inaudíveis (hiato auscultatório). Fase III: sons mais intensos e nítidos (hiato auscultatório). Fase IV: sons de baixa intensidade e abafados (níveis de pressão da bolsa discretamente > pressão diastólica).
Coloque a braçadeira do monitor de pressão arterial no braço oposto ao smartwatch e o seu smartphone Galaxy por perto. Ligue o monitor de pressão arterial. Seu smartwatch começará a medir automaticamente em 10 segundos. Enquanto a medição do smartwatch está em andamento, sente-se quieto e relaxe, sem se mover ou falar.
Esfigmomanômetro mecânico
O braço deve ficar posicionado na altura do coração, apoiado, com a palma da mão para cima; Observe se as roupas não estão garroteando o braço.
Aferir a pressão arterial é um dos procedimentos que o farmacêutico pode realizar na farmácia, assim como buscar conhecer melhor o paciente para conhecer melhor seu histórico de uso de medicamentos e fazer a orientação correta”, esclarece Rodrigo Silveira Pinto.
Recomenda-se ficar sentado ou deitado; Recomenda-se medir a pressão duas vezes no mesmo braço, com intervalo de 1 a 2 minutos entre as medidas.
Não há necessidade de aferir a pressão várias vezes ao dia. Os médicos indicam que seja feito um monitoramento quando a pessoa é hipertensa, ou seja, regularmente a pressão está superior a 14/9, então além de aferir será necessário mudar hábitos e ter uma intervenção medicamentosa.
Antes de aferir a pressão, é preciso seguir algumas recomendações: Aferir de preferência no período da manhã e em jejum, antes de tomar qualquer remédio, no caso de almoço ou jantar espere pelo menos 1 hora após a refeição.
Isso porque medidas diferentes de pressão entre os braços direto e esquerdo podem indicar um risco aumentado de doença vascular periférica. Medir a pressão nos dois braços já havia sido recomendada nas diretrizes de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia – a última atualização foi publicada em 2010.