A crônica se diferencia no jornal por não buscar exatidão da informação. Diferente da notícia, que procura relatar os fatos que acontecem, a crônica os analisa, dá-lhes um colorido emocional, mostrando aos olhos do leitor uma situação comum, vista por outro ângulo, singular.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Resposta: Como o próprio nome já diz:texto literário é quando se conta uma história,romances,contos,crõnicas,poesia... Texto filosófico é quando o autor tenta mostrar uma ideia já pasquisada e comprovada por um filósofo. Pode ser feito até através de uma analogia, isto é ,de uma comparação teórica vivenciada.
Filosofia e literatura têm diferenças e semelhanças. Ambas usam a linguagem para comunicar algo a alguém. Na Filosofia, o principal objetivo é expressar conceitos, ideias. Na literatura, existe a narrativa, isto é, o ato de contar uma história.
Como o próprio nome já diz:texto literário é quando se conta uma história,romances,contos,crõnicas,poesia... Texto filosófico é quando o autor tenta mostrar uma ideia já pasquisada e comprovada por um filósofo. Pode ser feito até através de uma analogia, isto é ,de uma comparação teórica vivenciada.