- Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia. - Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia.
Ao escolhermos uma obra a ser lida para nossas crianças em casa ou na escola, um grupo considerável de critérios precisam ser considerados, entre eles, autoria, gênero, ilustrador, quantidade e qualidade do texto e até temas que podem desencadear indagações e diálogos acalorados.
Na escolha, privilegiamos poemas autorais e adequados à infância a partir dos seguintes critérios: discurso predominante, extensão, metro, rima, figuras de efeito sonoro, quais sejam aliteração, assonância, onomatopéia, paralelismo e anáfora.
A poesia é um texto LIRICO e aborda temas variados : pode ser temas sociais ; românticos ;satíricos ;infantis ;sentimentais ; amorosos ;de cordel; patrióticos.
O texto poético é rico em figuras de estilo que, por vezes, dificultam a sua compreensão. O verso é a forma privilegiada da poesia, mas alguns textos em prosa têm características do texto poético. Cada linha de um poema. Pode ou não ter sentido completo.
10 motivos para ler poemas infantis às crianças desde cedo
1 – A poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade. 2 – Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária. 3 – Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.
Quanto a leitura específica de poemas é respeitar os breve silêncios entre os versos, compreender bem os tempos textuais e passar essa compreensão para a fala. Alguns poetas dizem que também é necessário sentir o poema.
O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve.
Organize um acervo de livros de poesia ou cópias de poemas de diferentes poetas. Exponha os livros e os poemas sobre um tecido bem bonito no chão da sala de aula e solicite que cada aluno selecione metáforas nos poemas expostos. Para isso, eles terão de ler vários. Deixe-os escolher à vontade.
É importante incentivar as crianças desde cedo a conhecerem este universo poético e apresentar-lhes livros que despertem o prazer à leitura e à escrita. ... De forma descontraída e incomum, a poesia em sala de aula, estimula a aprendizagem: leitura, interpretação, criação e reflexão, despertando nossas emoções.
Este trabalho é realizado de duas maneiras: primeiro, através da leitura da poesia, depois são propostas as atividades interpretativas, nada de questões objetivas, já que cada pessoa interpreta um texto de forma diferente, mas de maneira coerente.As duplas conversam sobre o texto, analisam as possibilidades possíveis e ...
Manuseie o livro de maneira que as crianças consigam visualizar o texto. Cuide da entonação e do ritmo durante a leitura, pois esse é um aspecto muito importante para a leitura de poesias em voz alta. Note se as crianças percebem a beleza desse tipo de texto, como as palavras rimam, a sonoridade dos versos etc.
Apresente os poemas impressos, explore os recursos da escrita e oralidade dos textos. Faça rodas de leitura e peça para cada um ler um pedaço. Deixe que cada aluno leia no seu tempo e perceba os elementos da poema.