Danças folclóricas são formas tradicionais de danças recreativas do povo. ... O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras.
Os “Coco solto”, “Quadras”, “Embola-da”, “Coco de entrega”, “Coco de dez pés” são referidos pela métrica literária; os “Coco de ganzá”, “Coco de zambê”, pela música; os “Coco de praias”, “Coco de usina”, “Coco de sertão”, pelos locais; os “Coco de roda”, “Coco de parelhas ligadas”, “Coco solto”, “Coco de fila”, “De ...
Folclore: conheça um pouco das lendas que fazem parte da cultura brasileira
LITERATURA AMAZÔNICA: SEUS MITOS E SUAS LENDAS
Folclore. A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo.
Goiabão
Curupira: lenda, características, origem - Brasil Escola.
Os contos nos dizem que Iara era uma índia muito bonita, guerreira da tribo Tupi, e por ter um grande apreço de seu pai — que era o Pajé —, seus irmãos homens a invejavam....
Chico Rei
Na Argentina, Uruguai e Paraguai, o saci-pererê é conhecido como yacy-yateré, e existem algumas diferenças entre essas versões. O yacy-yateré, diferentemente do saci, não é careca e possui cabelos loiros, usa um bastão de ouro como varinha mágica (que o torna invisível) e um chapéu de palha.
Por vezes, ela também mata os caçadores. Apesar de ser bastante violenta, a lenda também conta que ela gosta de receber algumas oferendas e, em troca, ela permite que os caçadores possam caçar na mata, mas de um jeito que não maltrate os animais, caso contrário, ela desconsidera os presentes e ataca os caçadores.
Comadre Fulozinha é uma criatura do folclore brasileiro. Seu nome deriva provavelmente da pronúncia regional de "Comadre Florzinha" ou "Comadre Fulozinha" e ela é muitas vezes confundida com a Caipora, sendo ambas consideradas uma variação da mesma lenda. Em alguns lugares, acredita-se que ambas sejam o mesmo ser.
A comadre Fulozinha era uma menina que se chamava Flor, ela era muito diferente das outras meninas e sua mãe não a entendia muito bem. Fulozinha gostava de nadar nos rios, subir em árvores e imitar os pássaros. Um dia percebeu que a mata estava sendo incendiada e correu para salvar os animais.
Caipora é um personagem do folclore, representado tanto por uma mulher, índia, como por um homem matuto, baixo, que aparece montado em um caititu ou porco-do-mato.
As lendas do folclore são um conjunto de mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva de um povo, como uma verdadeira tradição passada de geração para geração. A maioria das lendas brasileiras são de origem indígena, mas receberam influência dos mitos e estórias trazidos de portugueses e africanos.
Em Cidade Invisível, Cuca leva o nome de Inês, personagem interpretada por Alessandra Negrini, e não tem nada de jacaré. A bruxa se manifesta através das borboletas, transformando-se em uma ou várias delas para conseguir o que quer.
Tem mais depois da publicidade ;) Uma das lendas do folclore brasileiro é a do tutu, um monstro muito conhecido por estar presente em canções de ninar, cujo objetivo é o de fazer as crianças dormirem. Na cultura popular, o tutu é conhecido como um monstro obscuro e com forma desconhecida.
A Caipora, também chamada de “Caipora do Mato”, é uma figura do folclore brasileiro, considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas. ... Sua intenção é cuidar desses animais e proteger o ambiente. Reza a lenda que sua força é maior nos dias santos e nos finais de semana.