A coordenação mão/olho ou coordenação óculo-manual é a habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e as mãos, como uma atividade que usa a informação captada por nossos olhos (percepção visual e espacial) para guiar as nossas mãos e fazer um movimento.
A integração viso-motora é definida como a habilidade em coordenar informações visuais com a programação motora, sendo uma importante variável no desempenho da escrita.
- a palavra visuomotor, no feminino visuomotora, é uma palavra composta por aglutinação dos adjectivos "visual" + "motor"; 4.
A percepção visual é um processo que começa em nossos olhos: Foto-recepção: Os raios de luz alcançam nossos alunos e ativam as células receptoras da retina. Transmissão e processamento básico: Os sinais criados por essas células são transmitidos através do nervo ótico ao cérebro.
Caminhada. Uma simples caminhada, feita todo dia, traz muitos benefícios para o desenvolvimento da coordenação motora. Ao caminhar, mantenha um ritmo regular com a coluna sempre ereta e não deixe de movimentar os braços para trabalhar todo o corpo de forma harmonizada.
1- Comece com a mão aberta e os dedos bem esticados. Dobre todos os dedos até que suas pontas toquem o meio entre os dedos a palma (formando um quadrado com os dedos), depois estique todos (figura na sequência 1 para 2). Faça isso 10 vezes e repita tudo mais 2 vezes.
Atividades de coordenação motora: Top 5 que você precisa conhecer
5 exercícios para melhorar a mobilidade da mão e reduzir a dor
Exercícios para melhorar a força das mãos
Como ter mãos macias: 9 dicas e sugestões de produtos
O que fazer: Quando os sintomas da tendinite forem percebidos, é importante deixar de realizar a atividade por um tempo, para evitar lesões mais graves. Além disso, é indicado colocar gelo na área afetada para aliviar os sintomas e tomar remédios anti-inflamatórios de acordo com a orientação do médico.
A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura. Em geral, seu tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas, em alguns casos, pode-se recorrer à cirurgia.
Em caso de reumatismo aconselha-se comer alimentos que proporcionam uma alimentação saudável, isto é, completa, equilibrada e variada, mas deve-se dar preferência ao consumo de alimentos ricos em: Ômega-3 como nozes, sementes de linhaça e sementes de chia porque eles possuem propriedades anti-inflamatórias, e.
Reumatismo nos ossos: O que comer para aliviar a dor. A alimentação para reumatismo nos ossos deve ser composta de alimentos que ajudam a reduzir a inflamação no organismo, como linhaça, castanhas e salmão, além de alimentos ricos em vitamina D e cálcio, como leite e queijos, para ajudar a fortalecer os ossos.
Ingerir alimentos ricos em cálcio é fundamental para manter os ossos resistentes e, consequentemente, saudáveis. Para isso, é recomendado o consumo de leite e seus derivados, preferencialmente nas versões desnatadas, que possuem menos gordura.
O reumatismo é um grupo de enfermidades que causa dor e/ou inflamação nas articulações, além de uma série de outros sintomas. As doenças reumáticas atacam também os ligamentos, os tendões e os músculos. O termo é utilizado para designar mais de 200 patologias, entre elas, a artrite, a artrose e a fibromialgia.
Um bom remédio caseiro para reumatismo é tomar o suco de cenoura com beterraba preparado com água de coco porque ele ajuda a diminuir a concentração de ácido úrico no sangue, sendo especialmente indicado para o tratamento de doenças como Gota, Artrite e Fibromialgia, que são conhecidas popularmente como reumatismo.