O colesterol é o material inicial para a formação de sais biliares, que contribuem para a digestão das gorduras da dieta.
A cardiolipina desempenha importante papel na estabilização da membrana, formação de supercomplexos de proteína e funcionamento da cadeia respiratória.
Também a concentração de colesterol influencia na fluidez: quanto mais colesterol, menos fluida. O colesterol, por ser menor e mais rígido, interage mais fortemente com os lipídeos adjacentes, diminuindo sua capacidade de movimentação.
O colesterol total é a soma do HDL, LDL e do VLDL. Ter o colesterol total alto representa um risco elevado de doenças cardiovasculares e, por isso, seus valores não devem ultrapassar os 190 mg/dl.
Quais os sintomas do colesterol alto? O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.
Como baixar o colesterol total alto
A elevação do LDL pode ser causados por fatores hereditários, sedentarismo, alimentação e idade, sendo particularmente perigoso porque não apresenta sintomas.
7 alimentos para aumentar o colesterol bom
Coloque no prato
Soja, tomate, frutas vermelhas e cítricas (incluindo a laranja), linhaça, alho, cebola, berinjela, feijão, abacate, alcachofra, aveia e oleaginosas como castanha do pará, castanha de caju, avelãs, amêndoas e nozes em pequenas porções diárias também são indicadas.
10 dicas para aumentar o HDL (colesterol bom)
Consumir a quantidade certa de gordura é ideal para manter o colesterol sob controle, e algumas estratégias alimentares para aumentar o HDL são: