EQST

O Que Ciclotimia E Distimia?

O que é ciclotimia e distimia?

Ambos são transtornos persistentes do humor. A ciclotimia é uma instabilidade em que o humor oscila entre depressão e momentos de euforia, já a distimia é caracterizado por um mau humor contínuo. Ambos são tratados com psicoterapia e medicação. A disposição!

O que é a ciclotimia?

A ciclotimia é um distúrbio que causa mudanças inesperadas no humor. Ou seja, o paciente vive entre altos e baixos emocionais. Nesse sentido, é uma doença muito parecida ao transtorno bipolar, mas não é tão grave. A principal diferença está na intensidade dessas oscilações.

O que é ser uma pessoa Hipomaníaca?

Já a hipomania é um quadro mais leve de mania, com sintomas menos graves e que interferem menos no dia-a-dia da pessoa, podendo haver tagarelice, maior disposição, impaciência, mais sociabilidade, iniciativa e energia para realizar atividades diárias.

O que é humor flutuante?

Presença de uma elevação do humor fora de proporção com a situação do sujeito, podendo variar de uma jovialidade descuidada a uma agitação praticamente incontrolável.

O que causa ciclotimia?

A causa não é clara, mas há especulações que apontam para fatores genéticos e bioquímicos. O ambiente em que o paciente cresceu também influencia em seu desenvolvimento e modo de vida. Um ambiente desfavorável pode colaborar para o surgimento do transtorno.

O que é uma pessoa que oscila?

Ser alvo de mudança, de variação: oscila de inteligente a burra facilmente; sua personalidade oscila bastante. Tremer; sofrer ondulação; mover-se frequentemente: o pêndulo oscilava.

Qual a diferença entre o transtorno bipolar tipo IEA ciclotimia?

Ciclotimia ou transtorno ciclotímico, é um transtorno de humor em que a pessoa experimenta momentos de depressão ou euforia subitamente. Possui algumas semelhanças com o transtorno bipolar, mas a diferença principal está na intensidade das oscilações de humor e quantidade de crises.

Como podemos classificar o transtorno ciclotímico?

Caracteriza-se por períodos hipomaníacos e períodos de minidepressão que duram poucos dias, seguem um curso irregular e são menos graves que os apresentados no transtorno bipolar; os períodos desses sintomas devem ocorrer por mais da metade dos dias durante um período de ≥ 2 anos.

Como é um episódio de hipomania?

Hipomania é uma alteração de humor semelhante à mania, porém com menor intensidade. A pessoa se sente muito bem, com bastante energia. Normalmente a necessidade de sono diminui e a libido aumenta. Ocorre no distúrbio bipolar do tipo II, ou como episódio isolado.

Quais os sintomas do transtorno de humor?

- Sintomas Fundamentais: Humor deprimido; Perda de interesse; e Fatigabilidade - Sintomas Acessórios: Concentração e atenção reduzidas; Auto-estima e autoconfiança reduzidas; Ideias de culpa e inutilidade; Visões desoladas e pessimistas do futuro; Ideias ou atos autolesivos ou suicídio; Sono perturbado; Apetite ...

É possível conviver com um bipolar?

Tenha calma ao falar e use um tom de voz adequado. Dessa forma, você evita que a pessoa bipolar aja com impulsividade e tome atitudes exageradas. Procure ser positivo ao conversar com o paciente, principalmente nos episódios depressivos. Evite embates, pois será prejudicial para ambos.

Como pode ser classificada a depressão?

O Ministério da Saúde (BRASIL, 2006) classifica a depressão, em relação aos níveis de gravidade, em leve, moderada e grave. Na depressão leve o paciente apresenta sintomas como humor deprimido, anedonia, falta de energia, porém ele não para suas funções completamente.

O que causa um episódio maníaco?

Os Episódios Maníacos têm tipicamente um início súbito, com rápido aumento dos sintomas dentro de poucos dias. Com freqüência, os Episódios Maníacos ocorrem após estressores psicossociais.