Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal (unhas) causada por uma escassez de oxigênio no sangue.
Há três tipos de cianose. Cianose central: resultado de hipoxemia arterial; cianose periférica: associada à estase, a qual permite uma extração mais acentuada de oxigênio da hemoglobina contida no sangue periférico; cianose por alteração da hemoglobina (Tabela 1)3,4.
A cianose é a coloração azulada da pele decorrente de oxigenação insuficiente do sangue. A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho.
A cianose periférica é aquela em que apenas a pele apresenta uma coloração azulada, permanecendo rosadas a língua e a mucosa oral. A causa mais frequente de cianose periférica é a exposição ao frio, que provoca uma constrição da circulação nos tecidos periféricos do nosso corpo (mãos e pés).
O cianose central é causado por doenças do coração ou dos pulmões ou por tipos anormais da hemoglobina como a meta-hemoglobina ou o sulfhemoglobin etc. Isto é visto geralmente como a descoloração azulada ou roxa da língua e os forros da boca.
Sintomas de Pele com cor azulada TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Falta de ar ou dificuldade intensa para respirar, dor que piora com exposição ao frio, sonolência, confusão mental, tosse com febre e expectoração escura podem estar associadas com a causa da cianose.
Cianose central – presente quando a concentração de desoxihemoglobina excede o valor de 5g/dl (saturação periférica de oxigénio