A língua é o código mais utilizado para estabelecer a comunicação, já que é o acordo social da linguagem feita por uma determinada sociedade. Já a fala é individual: é o uso da língua na particularidade de cada pessoa. ... Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita.
Como exemplo de linguagem não-verbal são os sinais de trânsito, gestos faciais, gestos corporais, etc. Língua: é uma forma de linguagem. A língua é baseada em palavras, ou seja, em uma comunidade, um determinado grupo de indivíduos usa a linguagem verbal. ... Fala: os sinais utilizados pelo indivíduo é a linguagem oral.
A linguagem literária pode ser encontrada nos poemas, cujo discurso é permeado por elementos que conferem maior expressividade e beleza ao texto. A linguagem literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.
Emissor: quem envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas) também conhecido como remetente. ... Referente ou Contexto: objeto ou a situação a que a mensagem se refere, o que está na mensagem. Canal ou Contato: meio pelo qual a mensagem é transmitida.
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir - lugar e tempo, emissor e receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão.
Do latim, a palavra contexto (contextus) significa reunião, conjunto, sucessão. Assim, se a palavra texto, do latim, significa “tecido”, o contexto, representa o ato de “tecer, entrelaçar”.
Use imagens para contextualizar Contextualizar o tema é você conseguir dar imagens visuais para quem está lendo conseguir entender. Então você deve escrever de forma que você coloque: “O marketing é como se fosse o martelo do Thor para vender produtos. Com ele você consegue atingir números maiores.”
Um bom argumento também chamado de sólido é aquele em que as premissas sustentam a tese e as premissas devem ser verdadeiras. Um bom argumento é correta e verdadeiros e suas premissas.
Argumentação
Dicas para fazer uma boa argumentação