Ou seja, o sistema eletropneumático é uma “fusão” da eletricidade e da pneumática, duas grandezas essenciais para a área industrial, permitindo o controle de movimentos e forças através da interação dessas grandezas.
Para que servem? Os sistemas hidráulicos são utilizados para a geração, controle e transmissão de energia por meio de líquidos pressurizados, o que proporciona características tais como alta precisão e força, controle de velocidade e do sentido de deslocamento.
O circuito hidráulico mais simples consiste no comando de avanço e recuo de um cilindro de dupla ação, utilizando uma bomba de vazão constante e uma válvula direcional de acionamento manual.
É o movimento de um objeto através de uma determinada distância. Pressão é a força exercida por unidade de superfície. Em hidráulica, a pressão é expressa em kgf/cm2, atm ou bar.
Em eletricidade, comandos elétricos ou acionamentos elétricos é uma disciplina que lida com projetos de circuitos elétricos para o acionamento de máquinas elétricas.
Para funcionar, o cilindro hidráulico precisa da energia de um fluído hidráulico pressurizado, que é normalmente um tipo de óleo. Resumidamente, quem faz o trabalho é o cilindro e um pistão móvel conectado a uma haste. Durante o funcionamento, a força que ele exerce é constante do começo até o final do percurso.
O sistema de elevador hidráulico levanta um carro (cabine) usando uma bomba hidráulica, um pistão dirigido por fluidos montados dentro de um cilindro. O cilindro é conectado a um sistema de bombeamento (em geral, os sistemas hidráulicos como este usam óleo, mas outros fluidos incompressíveis podem funcionar também).
Resposta: Converter a energia hidráulica de pressão em energia mecânica.
Um dos elementos básicos na indústria é o motor, sendo que ele pode ser de diferentes tipos e um deles, bastante utilizado e com várias aplicações, é o motor hidráulico, que tem como função transformar a energia da água em movimento em energia mecânica.
Utiliza o óleo hidráulico (incompressível). E podem ser: Sistemas Hidráulicos Estáticos: a energia é potencial e alta pressão e baixa velocidade; Sistemas Hidráulicos Cinéticos: a energia é cinética e altas velocidades.
Os óleos hidráulicos mais utilizados são referente as viscosidades: ISO VG 32, ISO VG 46 e ISO VG 68 e além dessas viscosidades é possível encontra-los como ISO VG 10, ISO VG 22, ISO VG 100 e ISO VG 150. Para saber a viscosidade correta, o manual da máquina hidráulica deve ser consultado.