O marasmo é uma desnutrição grave observada em crianças que possuem o peso muito abaixo do esperado para sua altura e idade. Isto faz com que elas percam massa muscular e gordura. O cabelo fica escasso, quebradiço e pode vir a perder a coloração.
Sinais e sintomas do marasmo
A má nutrição proteico-calórica (MNPC), é um deficit energético decorrente de uma deficiência de todos os macronutrientes. Normalmente abrange deficiência de muitos micronutrientes. A DPE pode ser repentina, gradual ou total.
As proteínas são extremamente importantes para os seres vivos, sendo, por exemplo, as responsáveis por formar mais de 50% da massa seca de grande parte das células. Além disso, elas atuam como catalisadores (alteram a velocidade de uma reação), na defesa do organismo e em várias outras importantes funções.
Para adultos que não são muito ativos, o recomendado é ingerir diariamente cerca de 0,75g de proteína por quilo de peso corporal. Em média, 55g para homens e 45g para mulheres – ou duas porções de carne, peixe, tofu, nozes ou leguminosas.
As proteínas podem ser divididas em 2 categorias e segundo a sua origem: Proteína de origem animal e vegetal. As proteínas de origem animal são os derivados de leite, carne, ovos e peixe. As proteínas de origem vegetal são provenientes do arroz, soja, ervilha, cânhamo e proteínas de grãos germinados.
Ranking de proteína para cada tipo de carne
Ovo: uma unidade contém 6 gramas de proteína. Sendo assim, se você começar o dia com um omelete de três ovos mais queijo ou alguns vegetais, como brócolis, é possível bater a meta proteica na primeira refeição do dia, o café da manhã. Queijo cottage: o queijo é uma excelente fonte de proteína.
Isso porque não existe um número fixo. Segundo a Claire Martin, nutricionista da Being Healthfull (EUA), uma pessoa que pesa 63,5 quilos, por exemplo, deveria comer cerca de 50 gramas de proteína por dia.