Capacidade inspiratória (CI). É o volume máximo inspirado voluntariamente a partir do final de uma expi- ração espontânea (do nível expiratório de repouso).
A capacidade pulmonar de difusão de monóxido de carbono (DLCO) é calculada usando um teste de capacidade de difusão do monóxido de carbono (CO). O médico/enfermeiro pedirá para você inspirar uma pequena quantidade de ar. Você então segurará sua respiração por 10 segundos antes soprar rapidamente o ar.
O volume total de ar que cabe no sistema respiratório é a capacidade pulmonar total (CPT) e corresponde, num adulto, a dividido ou menos 6,5 litros e numa criança cerca de 2 litros.
O Ministério da Saúde estabeleceu valores normais de referência para cada um dos sinais vitais:
Os sinais vitais são quatro: (1) pressão arterial , (2) pulsação, (3) frequência respiratória e (4) temperatura corporal.
A medida da PA pode ser realizada pelo método indireto, com técnica auscultatória, com uso de esfigmomanômetro de coluna de mercúrio ou aneróide, devidamente calibrados, ou com técnica oscilométrica, pelos aparelhos semi-automáticos digitais de braço validados, estando também calibrados.
- Coloque a braçadeira ao redor do braço do paciente (de preferência o esquerdo), ficando a mesma cerca de 2 cm acima da fossa cubital (dobra do braço). - Palpe a artéria braquial logo abaixo da fossa cubital e ponha o diafragma do estetoscópio em cima desta.
Variações da pressão arterial podem ser consideradas normais se não ultrapassarem de 15 até 20 mmhg de um braço para o outro. No seu caso, parece haver uma diferença significativa e isso costuma ocorrer devido a um problema vascular. Obstrução da artéria subclávia ou ramos delas pode estar acontecendo.