Indicado para espalhar suspensões de microrganismos na Placa de Petri contendo meio de cultura sólido São utilizadas para exame dos microrganismos em microscópio óptico.
Alça de Platina e agulhas Este material é utilizado para transferir inóculos sólidos ou em suspensão. A agulha é um fio de platina ou de outra liga, que fixado ao cabo de Kolle, é utilizada para semear meio sólido em profundidade.
* * Tubos de Durham São tubos de vidro pequenos e cilíndricos. Servem para captar o gás formado em uma fermentação.
Ressalta-se que, além de bactérias, fungos, parasitas e vírus podem estar presentes nas bancadas, sendo que estes têm o potencial de infectar o utilizador da área de trabalho, causando doenças. Isto reforça o emprego de um protocolo de desinfecção, incluindo a aplicação de álcool a 70%.
Resposta. Resposta: Manipulação asséptica é de grande importância para manter os meios de cultura ou matérias estéreis isentos de contaminação.
A higienização das bancadas, deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200ppm ou álcool a 70% usando esponja ou escova. Procedimentos: Retirar as sujeiras com água com o auxílio de uma escova. Lavar com sabão líquido e água, esfregando com esponja.
Já a desinfecção é mais forte do que a limpeza, sendo capaz de eliminar a maioria dos organismos causadores de doenças, com exceção dos esporos. O principal objetivo dessa técnica é destruir as formas microbianas que são patogênicas ao homem. A esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana.
LIMPEZA X DESINFECÇÃO Já a desinfecção é o processo capaz de eliminar a maioria dos organismos causadores de doenças, com exceção dos esporos. O método é classificado em: desinfecção de alto nível, nível intermediário e baixo nível.
A esterilização é um processo que visa a destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais e objetos. São eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos. A esterilização de materiais pode desenvolver-se através de diferentes processos químicos e físicos.
A descontaminação se refere às medidas adotadas para assegurar que a manipulação de um instrumento médico seja inócua, ao reduzir a contaminação por microorganismos. ... A destruição de todos os microorganismos, inclusive os esporos bacterianos em um instrumento é denominada de esterilização.
Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo. Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície. (ANVISA).
Descontaminação é o processo que consiste na remoção física de elementos contaminantes ou na alteração de sua natureza química, através de métodos quimiomecânicos, transformando-os em substâncias inócuas e, assim, tornando-os mais seguros para serem manuseados ou tocados.
A descontaminação, nada mais é do que a continuação da limpeza, visa tornar mais seguro o manuseio dos objetos, diminuindo o risco de contaminação. É um processo conhecido como uma ação preventiva de biossegurança.
É o processo pela qual se garante remoção de todas as impurezas, através da aplicação de uma Massa descontaminante (Clay Bar). Estes contaminantes ficam incrustados na pintura causando danos e possível corrosão do verniz.
Trata-se da descontaminação da água por meio da técnica da eletrofloculação, também chamada de eletrocoagulação ou eletroflotação, que também causa a aglutinação das impurezas, porém, por meio de reações de oxirredução.
=> Desinfecção: é um processo que elimina microrganismos patogênicos de seres inanimados, sem atingir necessariamente os esporos. Pode ser de alto nível, intermediário ou baixo. => Esterilização: é um processo que elimina todos os microrganismos: esporos, bactérias, fungos e protozoários.
Tipos de desinfecção
A desinfecção hospitalar engloba uma série de procedimentos de esterilização, e neles é feito o uso de diferentes equipamentos, produtos e acessórios, cada qual com sua funcionalidade, mas todos com o objetivo de promover um material estéril, livre de contaminantes e, portanto, apto a operar diretamente com a saúde ...
Os agentes químicos desinfetantes comumente utilizados em nosso meio são os álcoois, compostos clorados, formaldeído, iodóforos, peróxido de hidrogênio, ácido peracético, compostos fenólicos e quaternário de amônia.
Processo físico ou químico que destrói todos os microrganismos de objetos inanimados e superfícies, exceto um número elevado de esporos bacterianos. Para a desinfecção de alto nível é recomendado o uso de lavadoras automáticas desinfectadoras. O processo de desinfecção e enxágüe automatizado, em geral, dura 30 minutos.
A desinfecção deve sempre anteceder a esterilização, pois a redução de microorganismos inicialmente facilita o processo de esterilização. O processo de esterilização é suficientemente eficaz e dispensa a limpeza previa.
Para limpar alimentos e utensílios, os médicos recomendam usar uma colher de água sanitária ou hipoclorito de sódio para cada litro de água. Mas além da limpeza, é importante também observar o estado de conservação dos objetos.
Antes da utilização: - Lavar em água corrente fria; - Aplicar detergente com a utilização de esponja, esfregando todas as partes do utensílio; - Enxaguar em água corrente, de preferência quente, e escorrer.
O método mais tradicional para a limpeza higiene dos utensílios e peças de equipamentos é a lavagem com água e sabão. É indicado que após a higienização, os materiais sejam enxaguados em água corrente e depois imersos em água fervente por 15 minutos, garantindo uma desinfecção por calor.
Atividades diárias
Sendo assim, para higienização de superfícies de apoio e utensílios, recomenda-se utilizar álcool 70%. ... basta aplicar nos utensílios, equipamentos e superfícies e deixar evaporar, sem necessidade de enxágue.