A obsolescência perceptiva (ou obsolescência percebida) ocorre quando um produto ou serviço, que funciona perfeitamente, passa a ser considerado obsoleto devido ao surgimento de uma nova versão, com estilo diferente ou com alguma alteração em sua linha de montagem.
Resposta. Obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida últil de um produto mesmo que esteja em condição de uso. Os fabricantes lançam produtos com visuais modernos dando aos produtos antigos aspectos de ultrapassados, fazendo com que consumidor adquira outro.
Significado de Consumir verbo transitivo direto Gastar; utilizar-se de alguma coisa: o televisor consumia muita energia: consumiu muito tempo naquele emprego. Ingerir; fazer a ingestão de algum alimento: consumia muitas vitaminas.
Tipos de consumo
A falta de controle emocional, que deixa as nossas emoções e sentimentos dominarem as nossas vidas, também é um fator que leva ao consumo exagerado: as pessoas buscam suprir o seu vazio emocional “comprando a felicidade”.
O consumismo exagerado, além de trazer grandes consequências para o indivíduo, prejudica o meio ambiente. O consumo exagerado traz grandes consequências, como o impacto ambiental. O aumento do aquecimento global e outras consequências comprometem os recursos socioambientais.
Tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas. ... O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais.
Resposta. Resposta: na minha opinião, o grande vilão desse consumismo exagerado é a cultura da sociedade contemporânea, onde prevalece a regra do “ter pra ser”.
O consumismo não é de certa forma, necessário para a sociedade. Nascemos aprendendo a ser consumistas. ... Pode ser um celular, um tênis ou qualquer outro objeto. E as principais causas são as propagandas que estimulam ainda mais através de seus comerciais exorbitantes.
O consumo desenfreado pode acarretar no comprometimento financeiro familiar por meio de uma quantidade excessiva de dívidas, contraídas por meio da compra de produtos desnecessários e supérfluos. Segundo um estudo do SPC Brasil, 46% dos inadimplentes admitem que poderiam ter evitado a dívida.
Causas do consumismo O crescimento dos hábitos de consumo acontece após o aumento da produção industrial, o que ocorre a partir da Revolução Industrial, momento em que foram feitos mais investimentos na produção de serviços. ... Por consequência disso, os hábitos de consumo foram cada vez mais incentivados e crescentes.
O limite entre a compulsão e o consumismo está justamente no impacto negativo que o ato de comprar gera na vida do consumidor. Se após a compra a pessoa se sente mal, tudo indica que há um problema. — Geralmente, as compras dos consumistas não afetam, por exemplo, sua relação com a família.
Resposta. muitas vezes o consumo desenfreado é causado por atitudes às vezes egoísta por causa da vontade de ser reconhecido de ser um influenciador, a necessidade de se encaixar de alguma maneira na sociedade tem um preço muita alto que pode levar a pessoa para o buraco.
O consumismo desenfreado nada mais é que o consumo que se baseia não na carência, mas na vontade incontrolável de comprar. Normalmente, a culpa é da internalização de uma cultura que prega a necessidade de sempre se ter algo melhor e mais moderno para se sentir realizado.
Tudo isso, gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas. ... Essa relação entre consumo e sustentabilidade, no entanto, vai além da etapa de produção.
Significado de Inconsequente adjetivo Imprudente; que não possui prudência; que age de modo irresponsável. Leviano; que não se importa com o resultado das suas ações. Ilógico; que se opõe ao que é lógico; sem bom senso. Etimologia (origem da palavra inconsequente).
Fator Pessoal – Cada consumidor reage de forma diferente as mesmas situações. Por exemplo: Podemos pertencer ao mesmo grupo social, ou seja, podemos morar no mesmo bairro, porém, as minhas necessidades são diferentes da sua, as nossas influências são diferentes. ... Exemplo: Você tem a necessidade de ter uma blusa nova.
Carros, roupas, alimentos, eletrodomésticos, quase tudo dentro de casa tem por trás o palpite de uma criança, salvo decisões relacionadas a planos de seguro, combustível e produtos de limpeza que têm pouca influência dos pequenos.