EQST

O Que A Eroso Hdrica?

O que é a erosão hídrica?

De acordo com Panachuki et al. (2006) a erosão hídrica é o processo de degradação que mais tem afetado a capacidade produtiva dos solos, facilitada e acelerada por 3 Page 4 interferência antrópica que, na maioria das vezes, resulta num processo de erosão acelerada.

Como é causada a erosão hídrica?

KEY WORDS: Erosion, Soil Management, rainstorms. Segundo Lima (2010), a erosão hídrica ocorre devido destacamento das par- tículas do solo pela ação da precipitação e do escoamento, acarretando o transporte das partículas para jusante onde se depositam podendo ser novamente destacadas.

O que é erosão hídrica e eólica?

Os dois agentes principais da erosão são as chuvas (erosão hídrica) e o vento (erosão eólica). No Brasil, a água é que causa os maiores prejuízos (FERREIRA, 1981). ... A erosão eólica, ocasionada pelos ventos, ocorrem em geral em regiões planas, de pouca chuva, onde a vegetação natural é escassa e sopram ventos fortes.

Quais são as etapas da erosão hídrica?

A erosão hídrica compreende três fases físicas distintas: desagregação, transporte e deposição. A desagregação é o processo de quebra e individualização das partículas da massa de solo, sendo causada, basicamente, pelo impacto direto das gotas da chuva contra a superfície do solo e pelo escoamento superficial.

Quais os danos causados pela erosão hídrica?

Localmente, a erosão ocasiona perda da camada superior e fértil, redução da qualidade do solo: física, química e biológica, perda de água, redução da produtividade e aumento de custos de produção. Fora do local, implica em assoreamento, contaminação de rios e aumento das enxurradas e enchentes.

O que é a erosão Antropica?

Erosão antrópica É a erosão causada pela ação do ser humano. Em geral não tem grande influência, por que sua ação é de duração muito curta, Mas, nossa capacidade de remover grandes massas de terra ou de rocha é cada vez maior e a erosão antrópica tende a ser cada vez mais significativa.

Que tipo de erosão não é ocasionada pela água?

Das alternativas a seguir, que tipo de erosão não é ocasionada pela água? ... A erosão eólica, que é provocada pela ação dos ventos, é a única da lista que não tem como agente principal a água.

O que pode ser feito para prevenir a erosão?

Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.

Que práticas podem ser utilizadas para minimizar os efeitos da chuva no controle da erosão hídrica?

Realizar o plantio acompanhado de uma curva de nível, essa é uma das mais bem sucedidas práticas de contenção. A curva de nível evita que a água da chuva desça a vertente com grande velocidade, dessa forma não provoca erosão.

Como a erosão pode prejudicar o fornecimento de água?

Os danos externos são o assoreamento das nascentes, alagamentos, dificuldade do tratamento de água, redução na capacidade de armazenamento de água nos reservatórios e contaminação dos rios, prejudicando a produção de peixes.

O que é erosão antrópica dê exemplos?

Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. O desmatamento de florestas para dar origem a pastos, a construção de estradas e o aplainamento de morros são exemplos dessas ações.

Qual a relação entre a erosão urbana e as enchentes?

Conquanto o lixo urbano represente sérios problemas para o bom escoamento das águas em alguns dispositivos de drenagem como bueiros, galerias, sistemas de bombeamento, o principal componente do assoreamento são os sedimentos originados de processos erosivos, representando mais de 90% do total assoreado.

Quais são os tipos de erosão causadas pela água?

Erosão pela Água
  • Lençol: superficial ou laminar; desgasta de forma uniforme o solo. ...
  • Sulcos: canais ou ravinas; apresenta sulcos sinuosos ao longo dos declives, estes formados pelo escorrimento das águas das chuvas no terreno.
Mais itens...

Como ocorre o processo de intemperismo?

O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. ... Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos.