EQST

Quem Pierre Schaeffer E Como Ele Contribuiu Para Esse Estilo?

Quem é Pierre Schaeffer e como ele contribuiu para esse estilo?

Schaeffer é reconhecido como o primeiro compositor a utilizar fitas magnéticas. Seus experimentos resultaram na publicação de A la recherche d'une musique concrète ("A busca por uma música concreta") em 1952, um sumário de seus métodos de trabalho até então.

Qual o conceito de música concreta?

Gênero musical acusmático1, no qual a música pré-gravada é difundida sem presença de músicos ou cantores em tempo real. É criado em 1948 pelo francês Pierre Schaeffer (1910-1995), engenheiro eletrotécnico da Radiodifusão Televisão Francesa (RTF).

Quais as características da música concreta?

A música concreta engloba todos os processos que incluam a junção de partes completas ou fragmentos de sons ("les objects sonores") e que podem ser sons do ambiente e de todo tipo de ruídos até os instrumentos musicais. Esses fragmentos são primeiro gravados e modificados posteriormente num estúdio especializado.

Quando surgiu a música concreta?

A música concreta surge em 1948, a partir dos experimentos do compositor, engenheiro e escritor francês Pierre Schaeffer (1910-1995) junto ao estúdio de Rádio e Televisão Francesa de Paris (Radiodiffusion Télévision Française), onde realizou grande parte de suas composições e pesquisas, que contou ainda, com a ...

Que género musical foi criado por John Cage?

Cage foi um pioneiro da música aleatória, da música eletroacústica, do uso de instrumentos não convencionais, bem como do uso não convencional de instrumentos convencionais, sendo considerado uma das figuras chave nas vanguardas artísticas do pós-guerra.

Qual a função de um arranjador?

Arranjador é a atividade do músico que concebe ou propõe releituras para uma obra de outrem, sendo preliminar a ação de reinterpretação, releitura e até edição. Do arranjador então espera-se propor estilo, instrumentação, forma ou estrutura, andamento e rítmica.

O que é eletroacústica?

A partir de então, passou a ser entendida como música eletroacústica a música criada em laboratório que se utiliza de microcomputadores, sintetizadores, interfaces MIDI, samplers, etc. Ela mostra outras idéias e critérios para a percepção dos sons.

Quem é considerado o pai da música concreta?

Um dos pioneiros da música concreta, aluno de Maessian, colaborador de Pierre Schaeffer ou de Maurice Béjart, Pierre Henry deixou influência nas vanguardas musicais do século XX e foi nome relevante na emergência da música electrónica. Morreu em Paris, aos 89 anos.

Quais são os três principais parâmetros usados por Schaeffer na música concreta?

Quais são os três principais parâmetros usados por Schaeffer na música concreta A) Tom, volume e ruído B) Tom, alturas definidas e mescla C) Tom, silêncio e ruído D) Tom, mescla e ruído QUESTÃO 02 No que se refere à música concreta e eletrônica, assinale a opção correta.

Como surgiu a música eletroacústica?

Ela surgiu da junção de procedimentos composicionais da música concreta e da música eletrônica. As bases sonoras eletrônicas e acústicas definiram o termo “Música Eletroacústica”. naturais da rádio. ... Nasciam então os primeiros trabalhos definidores do que viria a ser conhecido por música eletroacústica.

Quem foi o criador do termo música aleatoria?

Pierre Boulez O termo foi inventado pelo compositor francês Pierre Boulez para descrever trabalhos a cujos executores eram dados certas liberdades com ressalvas para a ordem e repetição das partes da obra musical.

Qual era o objetivo de John Cage?

Em suma, o acaso cumpre ao mesmo tempo o que para alguns era o objetivo primordial de Cage, ampliar o repertório sonoro abarcando todos os ruídos possíveis, e também o objetivo que outros consideram o mais importante: eliminar qualquer traço da personalidade do compositor.

O que é um arranjador na música?

Arranjo, em música, é a preparação de uma composição musical para a execução por um grupo específico de vozes ou instrumentos musicais. ... O músico responsável por esta atividade é chamado arranjador.

O que é preciso pra ser arranjador?

Ser arranjador é desenvolver processos criativos para tal. É conhecer a música por um viés de práticas específicas da reinterpretação. É conhecer organologia, instrumentação e a escrita específica dos instrumentos musicais. É mais do que tocar um instrumento.

Quanto a música eletroacústica como é composta é apresentada ao público?

As obras eletroacústicas são compostas a partir de sons gravados e/ou sintetizados. Após serem gravados, os sons são transformados no computador e combinados musicalmente para constituir a obra. ... Os ouvintes geralmente sentem que estão "mergulhados" em sons.

Quais são os objetivos do desenvolvimento da música eletroacústica e da música eletrônica?

Entre buscas, criações, manipulações sonoras, o trabalho com a música eletroacústica pode proporcionar diversão e descobertas, representando parte fundamental do grande processo que envolve o ensino e a aprendizagem musical, por vezes, pouco conhecido e “habitado”.

Como é composta a música concreta *?

Trata-se de uma técnica experimental de composição, que evita os instrumentos tradicionais, substituindo-os pelos sons produzidos por objetos variados, de baldes a serras elétricas. ... Ali surgiu a idéia básica do gênero: gravar ruídos para com eles compor peças musicais.

Quem são os pioneiros da música concreta?

Nascido em Paris, em 1927, Pierre Henry é um dos fundadores da chamada música concreta, concebida a partir de sons e ruídos pré-gravados, a par do seu compatriota Pierre Schaeffer (1910-1995), com quem trabalhou após a II Guerra Mundial, e com quem compôs "Sinfonia para um homem só" (1950).

Quem criou a música eletroacústica?

Em suas origens, a elektronische Musik alemã vincula-se aos nomes de Herbert Eimert e Werner Meyer-Eppler, fundadores do estúdio de Colônia, e de compositores como Karlheinz Stockhausen, dentre outros. Atualmente, a música eletroacústica é praticada em diversos países.

Quem foi o maior expoente da música aleatória?

Na Europa, após a introdução da expressão “música aleatória” de Meyer-Eppler, o compositor francês Pierre Boulez foi o grande responsável pela popularização do termo (Boulez 1957).