EQST

O Que A Educaço Quilombola?

O que é a educação quilombola?

A educação quilombola acontece nas comunidades por meio do compartilhamento de conhecimentos e saberes entre todos. ... E que estejam presentes, no dia a dia da escola, as referências, valores sociais, culturais, históricos, econômicos, brincadeiras, calendários, e modos de ensino-aprendizagem próprios da comunidade.

Qual a importância da educação quilombola?

Esse modelo diferenciado de educação escolar se centraliza na realidade das comunidades quilombolas, valoriza a territorialidade como espaço educativo, estabelece contatos respeitosos com valores ancestrais cultuados pela comunidade: a oralidade; a religião de matriz africana e demais ques- tões vinculadas à população ...

Como é a educação nas comunidades quilombolas?

A comunidade quilombola trata-se de um fértil território educativo, onde as crianças recebem uma educação integral, brincando, experimentando, conversando e observando as demais crianças e adultos. Neste contexto, a escola quilombola serve para sistematizar esses saberes e garantir o direito de todos à educação.

Quais as causas que deixam a educação quilombola precária?

Estudos realizados sobre a situação dessas localidades demonstram que as unidades educacionais estão longe das residências dos alunos e as condições de estrutura são precárias, geralmente construídas de palha ou de pau-a-pique. Há escassez de água potável e as instalações sanitárias são inadequadas.

Quais os desafios da educação quilombola no Brasil?

O reconhecimento legal dos quilombos no Brasil representa um marco histórico na visibilidade das diferenças étnicas e culturais da sociedade. ... Os desafios são grandes, sendo necessário modificar a cultura escolar, que exclui a diversidade. Na representação quilombola, não é o passado que retorna.

Qual a importância do educador na educação escolar quilombola?

Na formação inicial e continuada de professores/as para a educação escolar quilombola, as diretrizes destacam a importância da inclusão do estudo de memória, ancestralidade, oralidade, corporeidade, estética e do etnodesenvolvimento, produzido pelos quilombolas ao longo do seu processo histórico, político, econômico e ...

De quem é a responsabilidade da educação quilombola?

O Art. 59 da Resolução Nº08/2012 CNE/CBE estabelece que "é responsabilidade do Estado cumprir a Educação Escolar Quilombola tal como previsto no art. 208 da Constituição Federal."

Por que algumas comunidades quilombolas não têm escolas?

Permeado por barreiras físicas, culturais, políticas e étnico-raciais, o acesso à educação formal por estes povos se traduz, muitas vezes, em precariedade, preconceito e discriminação.

Por que em algumas comunidades quilombolas não é escola?

Por que em algumas comunidades quilombolas naoescolas e por que as crianças param de estudar? ​ As crianças não estudam porque não há estrutura para uma sala de aula ou escola nem mesmo professores e principalmente condições favoráveis ou financeiras para ajudar no material necessário.

Porque algumas comunidades quilombolas não há escolas?

Os alunos eram estigmatizados como “menos inteligentes” pelos professores porque “falavam errado”. ... O resultado foi a rejeição dos alunos à própria língua e, consequentemente, à sua cultura. Os quilombos foram formados na era colonial, principalmente, a partir da resistência de negros escravizados e libertos.

Por que em algumas comunidades quilombolas não a escola?

“Só lembram da história e da cultura dos quilombolas em novembro, e só na matéria de História”, conta. ... Permeado por barreiras físicas, culturais, políticas e étnico-raciais, o acesso à educação formal por estes povos se traduz, muitas vezes, em precariedade, preconceito e discriminação.

Para que serve os quilombolas?

Não se limitando ao abrigo de escravos africanos, os quilombos também serviam de morada para índios e criminosos que escapavam da justiça. ... O Quilombo dos Palmares, formado no início do século XVII, abrigava uma série de quilombos menores e constituía uma grande comunidade integrada por milhares de pessoas.

Que conteúdo deveria estar presente na educação quilombola?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, de 2012, estas escolas devem estar inscritas em suas terras, e ter uma pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade, bem como reconhecer e valorizar sua diversidade cultural.

Em quais anos a educação indígena e quilombola passou a ser reconhecida?

De acordo com a Resolução CNE/CEB Nº 3, de 10 de novembro de 1999 as escolas indígenas são reconhecidas como aquelas localizadas em terras habitadas por comunidades indígenas, ainda que se estendam por territórios de diversos Estados ou Municípios contíguos e de exclusividade de atendimento a comunidades indígenas.

Como as crianças quilombolas fazem para estudar?

São Paulo – Ficar em um barco por seis horas, todos os dias. É dessa forma que as crianças da comunidade quilombola Ariramba, entre o os municípios de Oriximiná e Óbidos, no Pará, se esforçam para ter acesso ao ensino básico e fundamental – isso quando a seca do rio não impossibilita as travessias.

Qual é a diferença entre a Escola Quilombola e as demais escolas?

A diferença é que a escola quilombola é construída com recursos do Programa Brasil Quilombola, do Governo Federal. São espaços pensados para os quilombolas e que em tudo lembram a herança cultural dos quilombos. Comunidade da Caveira, um exemplo!

Qual a diferença entre a escola quilombola e as demais escolas?

O que diferencia uma escola quilombola de uma escola regular é o respeito à cultura e à história do local. Por causa disso, o projeto político pedagógico da escola precisa, além do núcleo comum, estar voltado para a realidade local.