Os antigos Sumérios o chamavam de Gugalanna, e os egípcios o apelidaram de "o vermelho", devido à cor vermelho-sangue que ele aparenta. Essa cor também fez com que o planeta fosse posteriormente chamado de Marte, em homenagem ao deus romano da guerra.
Cinco planetas podem ser vistos a olho nu e são conhecidos desde a Antiguidade: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os nomes são uma homenagem a deuses da mitologia greco-romana e atravessaram os séculos sendo chamados assim em todo o Ocidente, herdeiro cultural da Grécia e da Roma antigas.
Marte é chamado de planeta vermelho em virtude da grande concentração de óxido de ferro no solo. Conforme a União Astronômica Internacional (AIU), órgão responsável pela classificação dos corpos celestes, o sistema solar é composto por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Vênus
O ano terrestre tem 365 dias separados por 24 horas - exceto os anos bissextos, com 366 dias. Um ano em Marte tem 687 dias, o equivalente a quase dois anos na Terra.
O dilema é que Netuno, à distância de quase 4 bilhões de quilômetros da Terra, está muito além das forças de qualquer foguete. Nenhuma nave chegaria lá em menos de 30 anos, prazo longo demais para uma missão.
Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Seu movimento de rotação dura 9 horas e 55 minutos, considerado o movimento de rotação mais rápido de todos os planetas do sistema solar; enquanto o movimento de translação do planeta corresponde a cerca de 12 anos terrestres.
Netuno tem 24.