Os rins podem ter uma diferença de tamanho de até 2 centímetros sem maiores significados. Na realidade, o tamanho, a forma, o volume, a consistência e, principalmente, a avaliação da função renal através de exames de sangue e urina compõem o espectro necessário para o médico chegar a um diagnóstico. Agora é com você.
O rim direito normalmente situa-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo devido ao grande tamanho do lobo direito do fígado. Na margem medial, côncava, de cada rim, encontra-se uma fenda vertical – o HILO RENAL – onde a artéria renal entra, e a veia e a pelve renal deixam o seio renal.
Rim atrofiado significa rim contraído, com perda do parênquima e de sua capacidade funcional. Se for unilateral, pode haver uma compensação pelo rim remanescente, mantendo a função renal adequada.
Resposta. Resposta: Pois para o sangue chegar até os néfrons é preciso passar pelos rins, por isso elas se ramificam!
Apesar dos rins filtrarem, 180 litros de sangue, apenas 1,2 a 1,8 litros de urina é produzida por dia, o que significa que o rim reabsorve aproximadamente, 99% do filtrado. O processamento do sangue é realizado pelo nefro, a unidade funcional do rim.
Através da secreção de hormônios, os rins ajudam a regular outras funções importantes, como a produção de glóbulos vermelhos e o crescimento e manutenção dos ossos. Os rins produzem um hormônio denominado eritropoietina, que estimula a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea.