Ônibus do transporte coletivo terão de oferecer no mínimo cinco assentos preferenciais. Passageiros que não respeitarem serão convidados a sair.
1. Qual a capacidade de passageiros do ônibus urbano? A capacidade de passageiros de um ônibus urbano pode variar de acordo com o ano e modelo do veículo, incluindo a marca, por exemplo. São comuns, entretanto, veículos com, em média, 37 assentos.
O limite máximo de passageiros permitidos nos ônibus altera de veículo para veículo, de acordo com a capacidade de transportes tanto de passageiros sentados como em pé. Um ônibus com capacidade para 34 usuários sentados e 23 em pé, totalizando 57 pessoas, pode transportar no máximo 29 passageiros (50%).
42 lugares
Com capacidade para 46 a 50 passageiros, na categoria turismo Executivo, possui poltronas tipo semi-leito, ar condicionado, frigobar, cafeteira, lavabo, 3 monitores de TV, DVD e equipamento de som com CD, rádio e microfone.
Se você não está satisfeito com o ônibus semi-leito e quer mais conforto, então esta é a sua opção. O número de passageiros nesse tipo de ônibus não costuma ultrapassar 28 e os assentos possuem descanso de pernas. As poltronas são largas e completamente reclináveis, trazendo também descanso para as pernas.
A capacidade de transporte varia muito dependendo do modelo, mas é de, em média, 120 passageiros, sendo 60 sentados e 60 em pé. No Brasil, o maior ônibus articulado (de 23 metros) transporta 223 passageiros.
“São veículos que custam cerca de R$ 1 milhão e irão atuar no turismo de luxo.
Os veículos de dois andares contam com uma série de novidades. Uma delas é que o sanitário fica no piso superior e no local onde tradicionalmente ficaria o banheiro, há um compartimento de carga express. Todos ônibus contam também com o “Espaço Mulher”, que são duas poltronas na versão cama só para as passageiras.
De maneira simplificada, um ônibus Low-Driver possui a configuração onde a cabine do motorista fica na parte de baixo enquanto os passageiros ficam em posição elevada, o que entrega maior conforto bem como grande espaço de bagagens.
Dose letal (abreviatura do inglês: Lethal Dose)
R$ 1.
20.
O chassis utilizado é o mesmo que o dos ônibus comuns brasileiros. Sua altura varia de 4,20 a 4,40m, sendo a parte de cima com vão livre de 1,70m e a debaixo 1,89m.
- Urbano: largura máxima 2,5 metros e comprimento entre 11 metros e 13,2 metros. - Intermunicipal: largura máxima 2,55 metros e comprimento máximo de 12,5 metros. - Rodoviário: largura máxima 2,6 metros, comprimento mínimo 12,5 metros e máximo de 14 metros.
Atualmente no mercado só podem ser comercializados ônibus urbanos de 15 metros, com três eixos, sendo que o terceiro é direcional para auxiliar nas manobras. Existem ônibus urbanos maiores, de 18,6 metros; 21 metros; 23 metros e até 28 metros, mas esses veículos são articulados, superarticulados ou biarticulados.
12.
metro
Explicação passo-a-passo: O vendedor usa o que para medir os tecidos nas lojas. O metro é a unidade de medida de comprimento. Com ele podemos medir o comprimento, a largura, a espessura de objetos e a altura de pessoas.
De acordo com a nova legislação, para as estradas gerais, a largura total estipulada é de 10 metros, sendo quatro metros para a passagem de veículos em cada sentido e mais dois de acostamento, um de cada lado. Para as estradas secundárias, a largura total é de oito metros.