Por ser rico em fibras e em amido (o pinhão é, praticamente, todo carboidrato), ingeri-lo em exagero pode levar à sensação de estufamento, e além de demorar na digestão, atrapalha o sono. “Essa recomendação de não comer à noite é um pouco de mito, visto que não há qualquer contra-indicação.
É que se as sementes são ingeridas ainda verdes, elas podem causar problemas como má digestão, náuseas e até episódios de constipação. Isso acontece, em grande parte, porque, nesse estado, o pinhão apresenta um alto teor de umidade – o que favorece a presença de fungos. Em outras palavras, o alimento pode ser tóxico.
Dica: O pinhão pode causar flatulência (gases) devido ao amido resistente.
Em cada 100 gramas de pinhão podem ser encontrados, em média, 170 calorias e mais de 15 gramas de fibras.
“Elas aceleram o metabolismo e com isso elas reduzem muitas vezes a glicemia, elas auxiliam na diminuição do colesterol sanguíneo, então o fato de ser um produto rico em fibras alimentares, é um produto benéfico para a saúde”, explica Cristiane Helm, pesquisadora da Embrapa Florestas.
Amêndoas, amendoim, pinhões e avelãs também! Uma pesquisa espanhola chegou a conclusão de que comer nozes, durante a gravidez pode ser benéfico ao bebê. O estudo foi publicado em um jornal espanhol, o European Journal of Epidemiology, pelo Instituto de Barcelona.
Alimentos para evitar durante a gravidez
10 alimentos que precisa evitar na gravidez
Os temperos fortes como pimenta, gengibre ou curry não fazem mal se forem consumidos com moderação. Entretanto, a ingestão pode causar enjoos, azia, diarreia e desconfortos na gestante, principalmente se ela não estiver acostumada. Nesses casos, tais iguarias devem ser evitadas.
5 Alimentos que toda gestante deveria comer nas primeiras semanas de gravidez
A placenta começa a se formar e rapidamente os órgãos do bebê são desenvolvidos. Com tanto acontecimentos em tão pouco tempo, a futura mamãe deve ficar atenta e redobrar os cuidados durante essa fase, que também é a mais crítica para abortos e malformações decorrentes de doenças e deficiências nutricionais maternas.