ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS: A esterilização de materiais clínicos pode ser realizada através de métodos químicos ou físicos. ... A esterilização física pode ser conseguida através de métodos ou equipamentos que empregam calor seco (por exemplo, estufa) e através de vapor saturado (por exemplo, autoclaves).
O Vapor Saturado Sob Pressão é um método físico, o qual emprega o calor para a esterilização de materiais utilizados na assistência à saúde. Dentre os métodos físicos de esterilização existentes, é sem dúvida o mais antigo e mais aplicado.
Pode-se realizar a desinfecção por meio de processos físicos: temperatura, pressão, radiação eletromagnética, calor úmido ou sistemas mecânicos como lavadoras termo desinfetadoras e pasteurizadoras ou por meio de processos químicos: submergindo totalmente o material limpo e seco numa solução química por determinado ...
2. Tornar improdutivo. 3. Destruir todos os germes nocivos à conservação de leite, vinho, etc., ou capazes de produzir infecções orgânicas.
As principais ferramentas utilizadas para validação do processo de esterilização sob vapor saturado são: monitoramento dos parâmetros da câmara por meio do teste de Bowie e Dick, indicador biológico, no mínimo semanal e utilização de indicadores químicos.
“O propósito do processo de esterilização é destruir os contaminantes microbiológicos”. “É A COMPLETA DESTRUIÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE VIDA MICROBIANA VIÁVEIS, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE MÉTODO FÍSICO, QUÍMICO E FÍSICO-QUÍMICO.”