Francesco Redi (Arezzo, 18 de fevereiro de 1626 – Pisa, 1 de março de 1697) foi um biólogo italiano. Conhecido pelo seu experimento realizado em 1668 que se considera um dos primeiros passos para a queda de reputação da abiogênese.
O experimento de Redi colocou em dúvida a teoria da abiogênese, que afirmava que a vida poderia surgir de matéria inanimada. Por muito tempo acreditou-se que a vida surgia a partir de matéria bruta, inanimada.
A teoria da abiogênese afirmava que a vida surgia de matéria inanimada, ou seja, de um material sem vida. O filósofo grego Aristóteles, que contribuiu em vários aspectos para o desenvolvimento da sociedade, era um dos defensores dessa teoria, que era aceita por importantes estudiosos.
a) O experimento de Needham reforça a teoria da abiogênese. Essa teoria defende a ideia de que a vida pode ser gerada espontaneamente a partir de matéria inanimada.
A teoria da abiogênese ou teoria da geração espontânea explica a origem da vida a partir da matéria bruta, ou seja, de uma matéria sem vida. Um dos exemplos clássicos dessa teoria é a crença de que camisas sujas poderiam dar origem a ratos.
Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.
Os experimentos de Pasteur foram realizados com quatro frascos de vidro, cujos gargalos foram esticados e curvados no fogo após todos terem sido enchidos com caldos nutritivos. Logo em seguida, Pasteur ferveu o caldo de cada um dos quatro frascos, até que saísse vapor dos gargalos longos e curvos e deixou-os esfriar.
Você sabia que a técnica de pasteurização, em que são eliminados alguns micro-organismos através do aquecimento, recebeu esse nome em homenagem a Louis Pasteur, que percebeu que isso era possível ao realizar um experimento com vinho?
Os experimentos de Pasteur comprovaram que os micróbios não podem surgir de matéria não viva. ... Já na presença do oxigênio o azedamento das bebidas se dá pela presença de micróbios diferentes, que transformam o álcool em ácido acético, vulgarmente conhecido como vinagre.
Pasteur não só refutou a teoria da Abiogênese, como ainda comprovou que não havia "princípio vital" responsável por gerar vida espontaneamente presentes em matérias orgânicas. Experimento de Pasteur.
A teoria microbiana das doenças é uma teoria científica que estabelece que os microorganismos são a causa de inúmeras doenças.
A teoria que diz que a maioria dessas doenças é causada por germes. O químico estudou e identificou inúmeros micróbios responsáveis por várias doenças infecciosas e chegou a desenvolver vários métodos e técnicas para combate-los agentes infecciosos.
→ Lista de doenças causadas por bactérias
O termo contágio foi empregado pelo médico italiano Girolamo Fracastoro (1478-1553), que formulou uma nova tese sobre a transmissão de doenças. Os agentes de enfermidades como a lepra, peste bubônica e varíola seriam germes vivos ou sementes, que poderiam contaminar pessoas saudáveis.
As Centrais de Material e Esterilização foi criada nos hospitais a partir do advento da cirurgia e da necessidade de avanços técnicos e logísticos que atendessem à diversidade de materiais cirúrgicos e hospitalares em geral.
Louis Pasteur
Joseph Lister tem seu nome ligado à introdução da assepsia cirúrgica. Graduou-se, em 1852, pelo University College, em Londres, e durante vários anos exerceu a medicina em Edinburgh. Em 1860 assumiu a cátedra de cirurgia na Universidade de Glasgow e, em 1869, na de Edinburgh.