O futsal, também conhecido como futebol de salão, teve origem em Montevidéu, no Uruguai, em 1934. O esporte surgiu a partir da tentativa do seu idealizador, Juan Carlos Ceriani Gravier, em criar uma modalidade que misturasse futebol, handebol, basquete e polo aquático.
Em 1940, o futsal chegou ao Brasil, também pela ACM, mas em São Paulo. E foi no país que o esporte se popularizou, a partir da década de 50, com a criação de vários times e torneios amadores. ... Em 1989, a Fifa assumiu o controle do esporte, mudando o nome oficial da modalidade de "futebol de salão" para "futsal".
1935
Habib Maphus
Charles Miller
Além dos títulos, a equipe verde e amarela foi a primeira a marcar um gol em Jogos Paralímpicos. O autor do feito foi o atleta Nilson Silva, falecido em 2012.
Cada time é formado por cinco jogadores: um goleiro, que tem visão total e quatro na linha, totalmente cegos e que usam uma venda nos olhos para deixá-los todos em iguais condições, já que alguns atletas possuem um resíduo visual (vulto) que dão, nesta modalidade, alguma vantagem a estes.
O jogo tem dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. ... Há, ainda, um guia (chamador) que fica atrás do gol adversário para orientar os atletas so seu time. Ele diz onde os jogadores devem se posicionar em campo e para onde devem chutar.
Resposta: As principais características que diferem essas duas modalidades são: enquanto o Futebol de 7 é disputado por atletas com paralisia cerebral, o Futebol de 5 é voltado para jogadores com deficiência visual.
Algumas daquelas que diferem são: dois tempos de 20 minutos cronometrados e um intervalo de dez minutos; uma pequena área de 5,82m x 2m de onde o goleiro não pode sair para realizar defesa nem tocar na bola; a partir da sexta falta, é cobrado um tiro livre da linha de oito metros ou do local onde foi sofrida a falta.
Além disso, um guia (chamador), posicionado atrás do gol adversário, orienta os jogadores de ataque de sua equipe. A quadra do futebol para cegos é a mesma em que é jogado o futsal convencional, ou seja, comprimento de no mínimo 38 e máximo 42 metros, e a largura medindo de 18 a 22 metros.
Semelhante a modalidade de futebol de campo, o objetivo do futebol de cinco é também marcar o gol. Para isso, é necessário tocar a bola entre os companheiros de equipe e chutá-la na baliza adversária. O time que conseguir mais gols na partida, vence. Nesse esporte só é permitido três faltas coletivas.
Diferentemente de um jogo de futebol convencional, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco, pois a bola possui guizos, para que os atletas consigam localizá-la pelo som. A torcida só pode se manifestar na hora do gol.
Resposta: Mizael é o primeiro paratleta retratado neste catálogo de campeões. Ele foi escolhido por sua trajetória vitoriosa: considerado o melhor jogador do mundo em 1998, foi bicampeão da Copa América, bicampeão mundial e bicampeão paraolímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008) no futebol de 5 para cegos.
A bola possui guizos em seu interior. Os jogadores orientam-se pelo seu som, e também pelas orientações dos chamadores, que ficam posicionados atrás da meta adversária. Técnicos e goleiros, os únicos jogadores que enxergam, também podem passar orientações.
ter, 25 ago 12 -03:00 De acordo com levantamento do departamento de Ciências do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os atletas que representaram o país já conquistaram 301 medalhas na história. Ao todo, foram 87 de ouro, 112 de prata e 102 de bronze.
a seleção brasileira de futebol para cegos conquistou pela quinta vez o mundo, com o título de campeão do Mundial IBSA de Madri, na Espanha. A vitória por 2×0 sobre a Argentina, com gols de Ricardinho e Nonato, mostrou a superioridade brasileira mais uma vez. Das sete edições da Copa, cinco foram vencidas pelo Brasil.
A altura é diferente tem apenas 1,60. 14- Qual o número de jogadores que compõe uma equipe no HCR4 como é a função do goleiro? É jogado por duas equipes de quatro jogadores e o mesmo número de reservas, 15- Como deve ser a cadeira de rodas do Handebol Adaptado?
Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.
o gol é reduzido para 1,60 m. ... eles colocam uma placa de 48 cm para possibilitar defesa pelo goleiro senão fica muito alto.
O Handebol Adaptado em Cadeiras de Rodas é parecido com a modalidade do Handebol tradicional, sua maior diferença está na redução da trave para 1,60m, através da colocação de uma espécie de placa de 48 cm que possibilita a defesa do goleiro.
O Handebol em Cadeira de Rodas é uma modalidade de desporto adaptado, que teve sua origem na década de 90 em Campinas, tendo sido sistematizado como desporto no ano de 2005 em Toledo, no Paraná. Consiste em duas modalidades básicas: HCR 7: jogado por duas equipes de sete jogadores e o mesmo número de reservas.
Esta modalidade esportiva foi pensada para que pessoas portadoras de deficiência física pudessem praticar o handebol de duas formas diferentes: através do Handebol Sete (Handball Seven ou HCR7) e do Handebol Quatro (Handball Four ou HCR4). HCR 7: jogado por duas equipes de sete jogadores e o mesmo número de reservas.
O HCR7 é jogado similar ao handebol indoor, com sete jogadores para cada time (sendo sete reservas), dois tempos de 20 minutos e intervalo de 10 minutos. Não há goleiro fixo, no qual todos os jogadores podem estar nessa posição. Porém, é proibido que na área do gol tenham mais de dois jogadores defensivos.
A cadeira deve se adequar a certos padrões para garantir segurança e competitividade. A cadeira pode ter 3 ou 4 rodas, sendo duas rodas grandes na parte traseira e uma ou duas na parte frontal. Os pneus traseiros devem ter o diâmetro máximo de 66 cm e deve haver um suporte para as mãos em cada roda traseira.
O esporte é jogado em equipes de quatro ou de sete jogadores. O time com quatro é conhecido como HCR4, uma adaptação da versão convencional de areia.