Confira as 10 dicas para preparar-se para o TAF:
Inicie os treinos resistidos voltados especificamente para os testes do TAF (barra, flexão de braço, abdominal etc.); programe o treino de corrida voltado para os dozes minutos, atentando-se para a distância exigida no edital. Comece a treinar as modalidades não comuns aos editais.
Para começar a se preparar você pode usar algumas estratégias de acompanhamento do seu ritmo de corrida, que é chamado de “pace” (é tipo uma medida de velocidade). Vamos pegar por exemplo que você deve correr uma distância de 2400m em 12 minutos, e cada volta na pista tem a extensão de 400m.
Por exemplo, correr 2400 metros em 12 min. Assim, em uma pista de 400 metros, normalmente utilizada no TAF, você deverá correr em um ritmo ou “pace” de 5min/km. Ou seja, a cada 400 metros, ou a cada volta, realizar a corrida em 2min/volta de média, totalizando 6 voltas na pista.
Para conseguir percorrer esta distância, você ter a capacidade de percorrer em uma média de 1000 metros a cada 5 minutos, ou seja, a uma velocidade de 12km/h. Para isto, não tem outro jeito senão treinar. Se você nunca correu antes, estas duas semanas serão muito pouco para chegar a esta meta.
Resposta