Desnaturação é, então, a perda da forma tridimensional de uma proteína, que ocorre por ação de qualquer fator capaz de destruir as estruturas secundária, terciária e/ou quartenária. ... ATENÇÃO: na desnaturação protéica NÃO há perda da estrutura primária, ou seja, os aminoácidos continuam unidos na mesma seqüência.
Efeito hipocrômico é o efeito de aumento da absorção da radiação UV devido ao empilhamento de bases nitrogenadas. Sua importância é pequena porque os ácidos nucleicos têm alta absorção de raios UV e não precisam manter sua estabilidade.
A desnaturação ocorre quando as pontes de hidrogênio entre as cadeias complementares se rompem e as fitas se separam. O inverso é chamado de renaturação, e permite que todas as propriedades originais da molécula sejam restabelecidas. Soluções de DNA, em pH = 7,0 e temperatura ambiente, são altamente viscosas.
Os fatores que causam a desnaturação, são:
Resposta. Porque o nosso organismo precisa das proteínas,que auxiliam em inúmeros processos sendo eles função catalisadora,hormonal,proteção e estrutural caso haja uma elevação da temperatura ou um ph muito acido a proteína perde sua função parcialmente ou totalmente prejudicando assim o funcionamento do organismo.
O processo de desnaturação proteica ocorre quando este meio é alterado de forma que mude a estrutura tridimensional da proteína, afetando sua atividade biológica. A desnaturação não afeta as ligações peptídicas entre os aminoácidos, a estrutura primária é mantida.
Acontece que, da mesma forma como a febre consegue desnaturar – ou seja “derreter” – vírus e bactérias, quando permanece por muito tempo, a febre pode prejudicar o nosso corpo – levando, por exemplo a danos no sistema nervoso central, como alerta o especialista. “A febre leva a um dano.
Quando a temperatura corporal passa dos 45ºC, a morte já é quase certa. Nem sempre é a temperatura externa a causadora de um quadro de hipertermia. Na verdade, na maior parte das vezes essa situação emerge de uma febre muito intensa, ocasionada pela batalha do organismo para repelir micróbios invasores.