Humanos 2.
Pra fazer essa engenhoca em casa, você só vai precisar de uma webcam e de um computador, pra poder ligar e ver as imagens em tempo real. O truque principal é bem simples: você precisa desmontar o aparelho e inverter a lente da frente. Agora, em vez de focar, ela vai aumentar o que você colocar lá embaixo.
Prenda uma lente no grampo de cabelo e segure-o em frente à câmera do celular. Com a lente do apontador não é perfeita, você precisa agora girar essa lente até achar o ponto em que você tem o melhor campo de visão. Prenda o grampo de celular na posição correta. Você já tem um microscópio com 175X de aumento!
Coloque o objeto que deseja ser analisado na plataforma do meio e alinhe a câmera do smartphone com as lentes até conseguir foco....
O iPin é um pequeno acessório desenvolvido para smartphones que possui a função de transformar o seu aparelho em uma caneta laser, ideal para apresentações de slides e afins. Talvez a funcionalidade principal deste gadget possa não trazer nenhum atrativo, entretanto não é apenas isso que ele pode fazer.
O microscópio caseiro é constituído por uma lente esférica em um suporte de papelão. Tomamos um pedaço de papelão (figura 4(a)), 30 x 120 mm 2 , que foi dobrado ao meio, então foram feitos dois orifícios alinhados, de forma quadrada, de dimensões inferiores ao diâmetro da lente esférica.
Aprenda a fazer um telescópio caseiro
O microscópio é um instrumento que permite observar os objetos não perceptíveis à vista desarmada. Isso se consegue mediante um sistema óptico composto por lentes de cristal que atravessadas pela imagem do objeto ampliam-na.
A ampliação total é o produto da ampliação da objectiva pela ampliação da ocular (exemplo, ampliação da ocular 10x, ampliação da objectiva 20x, ampliação total é 10 x 20 = 200x. A imagem observada depende também do poder de resolução, isto é, a capacidade que as lentes têm de discriminar objectos muito próximos.
O cálculo de aumento realizado por um microscópio pode ser compreendido quando notamos que em um microscópio óptico é necessário a seguinte operação: multiplicação do valor da lente ocular pelo valor do aumento da lente objetiva.
Resposta. O grau de ampliação de um microscópio trata-se do produto de ampliação de cada uma das lentes, então, se tivermos um microscópio com uma lente ocular que aumente 10 vezes, e uma lente objetiva que aumente 40 vezes, o produto final de magnificação é de 400 vezes.
Microscópio eletrônico Enquanto o menor objeto observável pelo olho humano possui 100 micrômetros e o microscópio óptico possui um limite de quase 0,2 micrômetros de resolução, os microscópios eletrônicos atingem limite de resolução de 0,2 nanômetros.
Porém, a média mais aceita pela comunidade científica é que o olho humano é capaz de perceber entre 30 FPS e 60 FPS. O olho, capta a luz por meio da retina e está é interpretada por células da visão, como os cones e bastonetes. A partir daí a informação é encaminhada ao cérebro através dos nervos ópticos.
Com o nosso excelente visual humano, podemos ver milhares de milhões de cores (embora tenha sido testado que as mulheres vêem 30% mais cores do que os homens. Nossos olhos podem realmente perceber bem mais de 200 quadros por segundo a partir de um dispositivo de exibição pouco simples .