EQST

O Que A Projeço De Peters?

O que é a projeção de Peters?

A Projeção de Peters, também conhecida como Gall-Peters, é bastante conhecida pelo seu caráter político. A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas.

Quem foram Mercator e Peters?

Projeção de Peters Por essa razão é chamada de projeção equivalente. Embora o mapa-múndi de Peters continue expressando uma visão eurocêntrica do mundo, é visível o destaque dado aos países de baixa latitude, os quais, na projeção de Mercator, tinham suas áreas subestimadas.

Quais as características das projeções de Mercator e Peters?

Tanto a projeção de Mercator quanto a de Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si.

Qual é a semelhança entre as projeções de Mercator e de Peters?

As duas projeções são cilíndricas , porém a Projeção de Mercator prioriza as formas dos territórios e mostra uma visão eurocêntrica , enquanto a Projeção de Peters prioriza as áreas dos territórios e destaca os países do Hemisfério Sul.

Quais as principais características da projeção de Mercator?

A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. Ela divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos (os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários), igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre.

Quando foi criado o planisfério de Mercator e de Peters?

Resposta. Resposta: Mercator - 1512-1594. É, atualmente, uma das projeções mais utilizadas em todo o mundo.

Quando foi criada a projeção de Mercator?

1569

O que é uma projeção cilíndrica?

Projeção cilíndrica A projeção cilíndrica refere-se à representação da superfície esférica da Terra em um plano utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo. Nessa projeção as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) são representadas por linhas retas que se encontram em ângulos retos.

Por que o mapa de Mercator de cunho ideológico?

Foi considerado, por muitos, como o pai da Cartografia Moderna e boa parte de suas obras e trabalhos foi inspirada nos escritos antigos de Ptolomeu, um dos mais clássicos nomes da Geografia e das representações gráficas na Antiguidade.

Por que todo mapa e ideológico?

Resposta. Por vários motivos e entre eles é que nos tempos atrás e também atuais os mapas tiveram importância política e históricas. Pois ele facilitou a compreensão de territórios e estruturas para serem exploradas e também atacadas.

O que é ideologia dos mapas?

Verificado por especialistas Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. "Ou seja - um mapa, não é o planeta Terra. ... Quando pensamos no planeta, vemos uma terceira dimensão - ou seja, a Terra é 3D. Essa terceira dimensão, é a profundidade espacial da Terra.