EQST

Como Se D O Processo Educativo Na Abordagem Histrico-crtica?

Como se dá o processo educativo na abordagem Histórico-crítica?

Desenvolver o processo ensino-aprendizagem na visão histórico-crítica oferece ao professor uma nova ação, onde passa a rever conceitos, romper com metodologias ultrapassadas, estabelecer novos rumos e valores, tornando a prática pedagógica significativamente mais comprometida com a aprendizagem dos alunos.

O que é a chamada Pedagogia Histórico-crítica?

A pedagogia histórico-crítica compreende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, fundada no modo de produção capitalista, é dividida em classes com interesses opostos, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade.

Quais são os cinco passos para o processo de Ensino-aprendizagem destacados por Saviani?

O filósofo Dermeval Saviani caracterizou o método com cinco etapas que o professor deve promover no processo pedagógico, para que o processo de ensino-aprendizagem tenha resultados satisfatórios. São elas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.

O que é catarse na educação?

A catarse é considerada elemento central da educação orientada pela PHC e nomeia o momento do processo educativo onde ocorre a incorporação orgânica do conhecimento pelo educando.

O que é prática social inicial?

A Prática Social Inicial pode ser feita como um todo no início da unidade e retomada, em seus aspectos específicos, a cada aula, conforme o conteúdo a ser trabalhado. Ou, a cada aula, o professor destaca a prática social específica do conteúdo que vai trabalhar naquele dia.

O que é uma prática social?

O que é prática social? É o conjunto de ações, de encaminhamentos e de modo de ser e viver que rege nossa vida. Dentro da escola, queremos que as atividades de aprendizagem estejam o mais próximas possível de como é na realidade.

O que é prática social final?

Prática Social Final é o quinto momento, quando o aluno manifesta uma nova atitude frente aos desafios sociais. É a ação do educando com o objetivo de transformação social.

Qual a importância da práxis no trabalho docente?

Ela tem o objetivo de garantir o conhecimento, por meio de projetos pedagógicos e métodos desenvolvidos pela Escola e o Professor. ... Já a ação é vista como uma característica inerente do ser, sendo fundamental para o processo reflexivo da prática, estando ligada a subjetividade do professor.

O que é práxis na educação?

Nesse sentido, o termo práxis designa a atividade que produz historicamente a unidade entre o homem e o mundo, entre a matéria e o espírito, entre a teoria e a prática, entre o sujeito e o objeto, entre a essência e aparência. Trata-se de atividade humana e social que se manifesta e se realiza na e pela realidade.

O que representa a práxis docente?

A práxis pedagógica representa, dentro deste contexto, a prática em constante movimento, onde as atividades que a permeiam, permitem que o professor possa, não só conduzir o processo de ensino e de aprendizagem teoricamente fundamentado, mas que contribua para a análise desta mesma teoria, trazendo da prática elementos ...

O que é a praxis marxista?

Marx concebe a práxis como atividade humana prático-crítica, que nasce da relação entre o homem e a natureza. ... Ainda segundo o pensamento marxista, a práxis é atividade humana prático-crítica na medida em que é atividade sensível subjetiva; ou seja, uma atividade plenamente perceptível e consciente para o homem.

O que é a filosofia da praxis?

A práxis é entendida como a atividade de transformação das circunstâncias, as quais nos determinam a formar ideias, desejos, vontades, teorias, que, por sua vez, simultaneamente, nos determinam a criar na prática novas circunstâncias e assim por diante, de modo que nem a teoria se cristaliza como um dogma e nem a ...

O que é práxis na sociologia?

Práxis é um conceito básico da filosofia marxista, que remete para a transformação material da realidade. ... De acordo com a visão de Karl Marx, práxis remete para os instrumentos em ação que determinam a transformação das estruturas sociais. Marx utilizou o conceito de práxis como uma crítica ao idealismo e materialismo.

O que é a praxis do serviço social?

Portanto, é de suma importância analisar a práxis (relação teoria e prática) profissional do assistente social, como determinado tipo de trabalho, sobretudo no espaço socioeducativo, privilegiado por ser um momento de contato direto entre os assistentes sociais e os grupos realizados nos CRAS, discutindo os desafios na ...

Qual a teoria que passa a fazer parte da referência analítica da profissão de Serviço Social?

Ao adotar o marxismo como referência analítica, o Serviço Social ampliou suas competências teóricas, investigativas, políticas e operativas, pois tal opção exige: pesquisa acerca da natureza de sua formação, de sua história, de sua intervenção e, especialmente, acerca da realidade econômica, política, social e cultural ...

O que é teleologia no serviço social?

Marx anuncia que, além dessa função social, o homem possui a capacidade de projetar finalidades (teleologia), ou seja, a capacidade de construir, no âmbito da consciência, determinada forma que será objetivada no concreto (objetivo), como um resultado da sua prévia ideação (abstrata), construção mental antecipada na ...

Como o Serviço Social entende a categoria trabalho?

O Serviço Social contribui para a produção e reprodução desta sociedade, ele participa deste processo enquanto trabalhador coletivo que, por meio de seu trabalho, garante a sobrevivência e a reprodução da força de trabalho. É desta forma, uma profissão socialmente necessária "[...]

O que é a divisão social e técnica do trabalho?

Afirmar que o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo, e identificar o seu sujeito vivo como trabalhador assalariado, implica problematizar como se dá a relação de compra e venda dessa força de trabalho a empregadores diversos, como o ...