As alíquotas no regime do Lucro Real são calculadas com base no efetivo lucro obtido pela empresa. O cálculo do lucro é feito pela seguinte fórmula: Receitas – Despesas = Lucro Real. Empresas que adotam esse regime tributário precisam ficar atentas às suas contas.
6758 - Entidades Financeiras - Lucro Real - Ajuste Anual; 2372 - Pessoas Jurídicas Tributadas pelo Lucro Presumido ou pelo Arbitrado.
O recolhimento da CSLL Os regimes tributários recolhem seus tributos federais por meio do Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF). Esse recolhimento acontece nas agências nacionais de banco que formam a rede arrecadadora de receitas federais.
SIMPLES NACIONAL-COMUNICAÇÃO DA EXCLUSÃO OBRIGATÓRIA –Comunicação à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) da exclusão obrigatória do regime simplificado do Simples Nacional, no caso de excesso de Receita Bruta Anual.
Código de Situação Tributária (CST) O CST é um código de três dígitos que informa a procedência da mercadoria e a forma de tributação.
O Período de Apuração deve se enquadrar em um dos tipos abaixo, de acordo com a receita informada pelo usuário:
Acesse a página do Sicalcweb no site da Receita Federal. Clique na opção: Cálculo e Emissão de Darf On Line de Tributos e Contribuições da Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Agora, escolha a opção “Pagamento”. Selecione o seu estado e município de domicílio e clique em continuar.
III – multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.
1 - Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.
Para geração do arquivo no Sistema Fiscal, acesse:
No Arquivo SPED, a devolução será gerada nos registros M220 e M620, por causa dos ajustes. Nesta situação, lançar a nota de ENTRADA de devolução. Não será necessário lançar o ajuste de redução do débito. No Arquivo SPED, as informações das devoluções serão demonstradas no registro F550.
REGISTROS 1100/1500 - Controle de Créditos Fiscais Para aproveitar os créditos acumulados de períodos anteriores deve-se utilizar os campos DESCONTO, RESSARCIMENTO ou PERD/COMP. É necessário clicar em um dos botões (conforme o caso) e informar o ano/mês da apuração e o valor do crédito que se deseja aproveitar no mês.