Forças conservativas são aquelas que realizam o mesmo trabalho para qualquer caminho possível entre dois pontos. Em outras palavras, podemos dizer que o trabalho das forças conservativas independe do caminho feito entre o ponto de partida e o ponto de chegada.
Pensando no oposto, as forças não-conservativas, são aquelas em que o trabalho depende da trajetória percorrida. A força de atrito, a resistência do ar, a força normal, todas são exemplos de forças não-conservativas.
Em física, um sistema conservativo é aquele onde somente forças conservativas realizam trabalho. Em outras palavras, o trabalho das forças não conservativas (dissipativas) é nulo. ... A importância em estudar-se os sistemas conservativos reside em sua propriedade de conservar a energia total.
Uma força é dita conservativa quando seu trabalho independe da trajetória. A força gravitacional e a força elástica são exemplos de forças conservativas. Uma força que não é conservativa é chamada de dissipativa. Exemplos de forças dissipativas são a força de atrito cinético e a força de arrasto.
Uma força é dita conservativa quando o trabalho que ela realiza para mover uma partícula entre dois pontos é independente da trajetória percorrida. ... As forças conservativas mais conhecidas são a gravitacional, a elástica e a eletrostática entre duas cargas.
O trabalho realizado sobre uma partícula de prova por uma força conservativa independe da trajetória da partícula. ... A força elétrica é outro exemplo de campo conservativo. Mas nem todo a força é conservativa. Exemplo de campo não-conservativo: o campo magnético.
Força normal e força peso Quando um objeto repousa sobre uma superfície horizontal, a força peso, que o puxa para baixo, faz com que esse objeto comprima a superfície, que “responde”, produzindo sobre tal objeto uma força de reação, chamada de força normal.
Para calcular a força normal de um objeto que está em repouso numa superfície plana, utiliza-se a seguinte expressão:
A Força (F) necessária para mover um objeto de Massa (m) com uma Aceleração (a) é expressa através da fórmula F = m x a. Portanto, Força = Massa multiplicada pela Aceleração.