Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:
A primeira coisa que não pode faltar no artigo científico é um raciocínio lógico e relevância do assunto escolhido. Além disso, deve-se ter embasamento teórico e cuidados extremos com a metodologia adotada. A metodologia pode caracterizar seu artigo como científico ou não ( DEMO, 2002).
1 elementos pré-textuais (título e subtítulo, autor, resumo, palavras-chave); 2 elementos textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão); 3 elementos pós-textuais (referências); 4 citações (exigência mínima de 2 citações); 5 referências (indicação do que foi lido para o artigo).
Estrutura do artigo científico
“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. ... Em resumo, é esse tipo de artigo que faz o trabalho de um pesquisador da área ser reconhecido.
O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa. ... O artigo científico, como o próprio nome já nos revela, caracteriza-se por um texto científico cuja função é relatar os resultados, sendo esses calcados de originalidade, provenientes de uma dada pesquisa.
O gênero textual artigo científico refere-se à apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à divulgação de resultados de uma pesquisa realizada. De acordo com a NBR[1] 6022 (p.
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
A redação do artigo científico
TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS: MONOGRAFIA, DISSERTAÇÃO, TESE, ARTIGO CIENTÍFICO, ARTIGO-RELATÓRIO.
Um texto científico deve ser de fácil e fluida leitura, deve abordar o tema e informar o leitor sobre ele, provendo conhecimento teórico. No Brasil, os textos científicos devem ser formatados de acordo com os padrões ditados pela ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas.