Em caso de identificação por cor para o cabo neutro deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar (NBR 5410:2004 item 6.
Coloque o dedo na ponta do cabo, onde há uma parte em metal e depois aproxime a outra ponta da chave até encostar no fio. Se acender alguma luz no cabo da chave, esse é o fio positivo, se não acender e não for o fio terra, então é o fio negativo.
Portanto, a forma correta de ligação é um cabo de aterramento vindo do barramento de terra do quadro até o chuveiro, assim como mostra na imagem abaixo. Veja a forma correta de fazer o aterramento do chuveiro!
Por padrão ele é dar cor verde e amarela. Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso. Na falta do fio de aterramento a opção (menos segura, mas ainda viável) é no neutro.
O aterramento não é feito para servir de retorno das correntes de desequilíbrio entre fases. Se assim fosse não haveria necessidade do fio neutro no caso monofásico, bastaria aterrar o neutro das cargas. A função do aterramento é proporcionar uma referência comum para as tensões do sistema.
O Fio Neutro dá choque? Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. Portanto, a corrente que vem da rede elétrica pelo fio fase passa pelo aparelho e retorna pelo neutro.
Sempre que uma carga monofásica está ligada neutro passa a conduzir a mesma corrente que vem pela fase, esse é o princípio dos circuitos elétricos. ... Utilizando o voltímetro para medir tensão elétrica entre o neutro e o ponto de terra do circuito elétrico, a tensão elétrica medida foi igual a zero volts.
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
É usual que as concessionárias de energia recomendem a adoção de um condutor terra independente ao menos nos circuitos de alimentação do projeto elétrico. A fim de oferecer ainda mais segurança para a instalação, o projetista pode ainda optar por adotar a fiação terra independente em todos os circuitos do projeto.