Notas fabricadas no Brasil no ano passado também são identificadas pela mesma letra. A segunda letra normalmente indica o mês de fabricação. A letra “A”, por exemplo, sugere que a nota foi produzida em janeiro, e assim por diante. No entanto, a letra “Z” é o diferencial que aponta que a nota foi produzida na Suécia.
tendo a cédula acima como exemplo note que os quatro primeiros dígitos representam o numero da série como no exemplo:
Características das cédulas do real em circulação
2001
Anverso da cédula de 2 reais Apresenta a efígie da República como figura principal, o número "2", a marca tátil, as expressões "REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL" e "DEUS SEJA LOUVADO", além das legendas "2 REAIS" e "2010", ano de aprovação do design da cédula. Há ainda, como elementos de segurança.
é Marianne! Marianne é a figura alegórica feminina que simboliza a Liberdade da República Francesa, inspirada na obra “A Liberdade Guiando o Povo”, pintada em 1830 por Ferdinand Victor Eugène Delacroix. Sua Efígie é uma Personificação Nacional Francesa.
mico-leão-dourado
A obra "A Liberdade guiando o povo", onde Marianne é retratada, foi inspiração para a Efígie da República do Brasil, que está estampada nas cédulas de Real do país.
E qual a nota mais valiosa do mundo? A cédula americana Grand Watermelon Bill, de 1890, é a nota mais valiosa do mundo, sendo vendida por 2.
Segundo Pellizzari, a moeda brasileira mais valiosa é a Peça da Coroação, que é uma moeda de ouro de 6.
“A cédula que tem mais valor é de R$ 100,00, apenas as das séries 1199, 1200 e 1201. Elas foram chanceladas por Rubens Ricupero e não têm a inscrição 'Deus Seja Louvado'. As cédulas nasceram sem a inscrição.
Veja como converter dólar em real