Como prevenir quedas
Como prevenir acidentes com escadas no ambiente de trabalho
Uma queda pode acontecer por causa de acidentes domésticos ou de trabalho, ao subir em cadeiras, mesas e ao escorregar de escadas, mas também pode ocorrer devido a desmaios, tonturas ou hipoglicemia que podem ser provocados pelo uso de medicamentos específicos ou algumas doenças.
Dicas importantes para prevenir as quedas na terceira idade Instale suportes, corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto. Use sapatos com sola antiderrapante; nunca ande só de meias e substitua os chinelos que estão deformados ou frouxos.
O dano mais comum de uma queda é a fratura. Nos idosos, o trauma mais prevalente é o de fêmur, seguido pelo trauma de radio e de clavícula8. O medo de cair novamente é outra consequência grave, pois pode levar o idoso a diminuir ou restringir suas atividades da vida diária.
Na primeira infância, os principais contatos e vínculos da criança são estabelecidos no ambiente doméstico. Esse ambiente é de fundamental importância quanto à oferta de estímulos que podem favorecer ou prejudicar desenvolvimento da criança.
A Ortopedia e Traumatologia é a especialidade médica unificada que vai ser responsável por estudar e tratar doenças, lesões e deformidade que atingem o aparelho locomotor, assim como ossos, músculos, articulações e ligamentos.
Suas conseqüências mais comuns são: as fraturas, a imobilidade, a restrição de atividades, o aumento do risco de institucionalização, o declínio da saúde, prejuízos psicológicos, como o medo de sofrer novas quedas, e, também, o risco de morte, além do aumento dos custos com os cuidados de saúde e prejuízos sociais ...
Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.