Procedimento Experimental:
O álcool 70% possui o melhor efeito bactericida porque a água facilita a entrada do álcool na bactéria e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato.
Prováveis efeitos: Em primeiro lugar, o álcool destrói a membrana celular externa por desidratação, afinal o álcool é higroscópico e hidrofílico. Em segundo lugar, as moléculas de álcool penetram no citoplasma e, como resultado, precipitam as proteínas devido à desnaturação.
Desinfectar vs Higienizar A desinfecção é mais potente do que a higienização e pode matar quase 100% de bactérias, vírus e fungos, enquanto alveja microrganismos específicos da doença, como vírus da gripe e coronavírus.
verbo transitivo direto e pronominal Fazer com que fique estéril ou infértil; tornar improdutivo ou incapaz de procriar: esterilizar o solo; esterilizou a gata. Cirurgia. Submeter a processos de esterilização; tornar infecundo temporária ou definitivamente: algumas mulheres preferem se esterilizar.
De acordo com eles, limpeza é a remoção da sujeira de superfícies. Se utilizar um produto químico no processo convencional de limpeza, com esfregação e enxágue, há uma redução de até 60% de microbiologia. ... Já a higienização, explica Sinkunas, corresponde ao processo que envolve a limpeza seguida da desinfecção.
A limpeza é definida pelo uso da água e, na maior parte dos casos, é feita com sabão ou detergente, removendo até 95% dos resíduos. Já na higienização, que serve para dar um acabamento à limpeza, são aplicados produtos feitos à base de cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, entre outros.
A esterilização feminina é um método contraceptivo definitivo, ou seja, irreversível. É realizado com o objetivo de bloquear as tubas uterinas, impedindo que os espermatozoides encontrem os óvulos.
A esterilização consiste no aquecimento de alimentos a uma temperatura elevada, durante minutos ou segundos, com a finalidade de destruir todos os microrganismos presentes e inativar as enzimas capazes de deteriorar o alimento durante a estocagem (FELLOWS, 2006).
Conservação pelo calor
Dependendo dos objectivos do tratamento térmico e da sua intensidade podemos dividir os tratamentos térmicos em três categorias: O escaldão cujo principal objectivo é inactivar enzimas que podem levar à deterioração do alimento durante armazenamento, sendo utilizado também como tratamento preliminar a outros métodos de ...
Os esporos de Bacillus stearotermophilus, por apresentarem maior termoresistência, podem ser empregados como indicadores biológicos nos processos de esterilização pelo vapor úmido, particularmente na temperatura de 121ºC (LETRARI, et al., 2006).
“Esterilização comercial” É o fato que um alimento enlatado pode conter esporos termofílicos resistentes ao calor viáveis sem deterioração sob condições de armazenamento normais.
No caso do processo de enlatamento, o branqueamento cumpre vários objetivos importantes que são a remoção dos gases dos tecidos, melhorando o vácuo no enlatamento, o amolecimento prévio dos tecidos, facilitando o enlatamento e a lavagem e aquecimento dos tecidos, ajudando na inativação de enzimas, que neste caso é de ...
Objetivos: remover gases, inativar enzimas, desinfetar embalagens, fixar cor e textura e pré-aquecer o produto. Ações do Branqueamento: a) Ajuda na limpeza do alimento e, com isso, reduz a quantidade de microrganismos em sua superfície; ... Na parte de frutas e hortaliças o branqueamento é freqüentemente utilizado.
A combinação tempo e temperatura utilizada para o branqueamento assegura uma inativação enzimática adequada, mais previne amolecimento perda de sabor excessivo no alimento. Durante o branqueamento são perdidos alguns minerais, vitaminas e outros componentes hidrossolúveis.
O branqueamento nos permite armazenar os alimentos por até 3 meses. A técnica consiste em cozinhar os vegetais por pouco tempo em água fervente e, em seguida, resfriá-los numa tigela de água gelada.
Branqueamento é um processo de conservação de alimentos, na qual consiste na imersão do alimento em água fervente, ocorrendo o cozimento por um curto período, e em seguida esfriados imediatamente em um recipiente com água gelada. Usa-se principalmente para carne, hortaliças ou frutas que se pretendem congelar.
O truque é retirar os vegetais da água ainda firmes e quando eles estiverem com a sua cor bem intensificada. Dica: Para que o branqueamento seja feito corretamente, marque o tempo de fervura no relógio e não deixe passar de 3 minutos.
"O branqueamento é uma técnica de congelar legumes e vegetais ideal para correria do dia a dia. O processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro.
O branqueamento consiste na imersão da batata em água fervente, durante um intervalo de tempo que pode variar de 30 até 180 segundos, com a finalidade de inativar as enzimas que causam o escurecimento enzimático do tubérculo. “Em seguida, a batata é imersa em banho de água fria.