EQST

Como Podemos Perceber A Vontade De Potncia Em Nossas Vidas?

Como podemos perceber a vontade de potência em nossas vidas?

Na verdade, a “vontade de potência” é vista como um movimento de auto-superação da própria vida e sua dinâmica corriqueira. Ela é, assim, a tendência de subir, a vitória sobre si mesma, o domínio de si mesmo ou o esforço de sempre alcançar mais potência (MACHADO, 2001: 101). Nietzsche atesta esta busca quando diz: “(…)

O que são forças ativas e reativas?

Ativa é a que existe por si só, e é consubstanciada na positividade. Já a força reativa é a que existe para se opor a uma força ativa preexistente. Assim, todos nós somos movidos por forças ativas e reativas, às vezes prevalece uma, ora outra.

Qual o conceito de Nietzsche?

Nietzsche propunha uma transvaloração de todos dos valores: por meio de seu método genealógico (A Genealogia da Moral), é preciso investigar a origem dos valores, em vez de simplesmente aceitá-los.

Qual a relação entre vontade de potência e seu caráter ativo e reativo?

Ativa e reativa são as qualidades da força, mas o que define uma força ser ativa ou reativa é a sua relação, portanto, a sua essência. ... Há um princípio genealógico entre as forças, que as definem qualitativa e quantitativamente, este princípio ou elemento genealógico é a vontade (vontade de poder).

Como é visto o mundo para Nietzsche?

No entanto, ao contrário de Schopenhauer, Nietszche não vê a realidade repartida em duas, o fenômeno e a coisa em si. Considera que este mundo é a única parte da realidade e que não devemos rejeitá-lo ou nos afastarmos dele, mas viver nele com plenitude.

Qual é o sentido do mal para Nietzsche?

O que importa para o Nietzsche é a” vida como impulso, assim mau seria tudo o que é fraco e não consegue ser um afirmador da vida e o bom é o nobre, o guerreiro, que ama a vida enquanto relação de força.” (p. ... O sentido de estar além do bem e do mal é nada temer, porque o temor é o pai da moral.

O que são as forças reativas e ativas definidas pelo filósofo Nietzsche?

Deleuze afirma, a partir de Nietzsche, que todo movimento possui forças, e estas são dotadas de qualidades, denominadas ativas ou reativas. Após a aná- lise dos títulos, observou-se que são dois os conceitos que mais comparecem: formação e reflexão. Palavras-chave: títulos, forças operantes, formação de educadores.

Quais são as forças reativas?

Então, no homem, isso que nós chamamos homem, há um domínio das forças reativas. Aquela força que nasceu pra obedecer, que nasceu pra ser escrava, ela passou a dominar a força que nasceu para dominar e ser ativa. No homem o que domina é a força reativa. ... Ou seja, o homem é um ser que tem uma vida reativa.

Como é formado para Nietzsche o caráter das pessoas?

Para Nietzsche, somente um espírito cujo caráter corresponde à abundância de forças é capaz de se elevar a uma "segunda natureza" e "tornar-se o que é"; a "segunda natureza" como grande obra interpretativa dos espíritos abundantes.

O que é certo e errado Nietzsche?

O certo e o errado são apenas ilusões. Então, não venha me impor a sua verdade! ... Friedrich Nietzsche dizia que, ao tentar se defender de seus instintos, o homem nega sua verdade e, assim, deturpa o sentido de bem e mal. Ou melhor, precisa dar sentido às suas ações, e se martiriza por elas, negando sua essência selvagem.

O que significa estar além do bem e do mal em Nietzsche?

Além do Bem e do Mal é um resumo do que veio antes e um coroamento do que virá depois! Nele esbarramos com a boa e velha crítica dos valores metafísicos (Alma, Verdade, Vontade, Moral), na forma de experimentos antiplatônicos, denúncias de falácias dogmáticas e crítica à tradição.

O que Nietzsche quer dizer com uma diferença que se origina nas forças ativas e nas forças reativas?

A principal distinção entre elas é que as forças ativas se caracterizam por seu poder de criar e desenvolver novas formas, sendo consideradas por Nietzsche como forças superiores. As forças reativas, por sua vez, seriam forças predominantemente de conservação e adaptação, e por isso inferiores.

O que é vontade de poder no pensamento de Nietzsche defina este conceito com suas próprias palavras?

Vontade de poder ou de potência (alemão: "Der Wille zur Macht") é um conceito da filosofia de Friedrich Nietzsche. A vontade de poder descrita por Nietzsche é a principal força motriz em seres humanos — realização, ambição e esforço para alcançar a posição mais alta possível na vida.

O que é a força reativa?

Ao falarmos de Força Reativa, estamos nos referindo a movimentos pliométricos, ou seja, movimentos que envolvam o Ciclo Muscular Alongamento-Encurtamento (CMAE). Neste tipo de movimento, ocorre um complexo acoplamento de trabalho excêntrico e concêntrico.