Os clorofluorcarbonos pertencem à função orgânica derivados halogenados obtidos principalmente pela halogenação do metano. Entre as principais aplicações se destacam o emprego como solventes orgânicos, gases para refrigeração e propelentes em extintores de incêndio e aerossóis.
Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes.
Quando o CFC é liberado na atmosfera, ele sobe e se concentra na estratosfera (onde se localiza a camada de ozônio), e onde por ação dos raios ultravioleta (reação denominada fotólise), rompe-se, liberando Cloro. Esse cloro vai reagir com a camada de ozônio (O3) e produzir monóxido de cloro (ClO) e oxigênio (O2).
Sendo assim, o melhor caminho para reduzir a emissão de gases poluentes é reduzir o consumo de combustíveis fósseis e barrar os desmatamentos. O plantio de árvores, inclusive, tem sido uma medida bastante usual nesse combate.
Ações para reduzir a emissão de CO2
Abaixo listaremos algumas dicas importantes de ações individuais.
Incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos etc. Promover o controle e a fiscalização das queimadas em lavouras, áreas de pastagens e em regiões de cobertura vegetal natural.
Veja cinco dicas simples para reduzir a poluição ambiental: