Aquecimento global, risco de inundações, escassez de água e diminuição da biodiversidade são alguns dos principais impactos causados pela impermeabilização do solo. ... Apenas para conceitualizar, impermeabilizar o solo significa fazê-lo perder sua capacidade de absorver água.
A total impermeabilização do solo nos lotes para construção civil faz com que a água não seja devidamente absorvida pelo solo e isso aumenta a possibilidade de ocorrência de grandes enchentes nas cidades.
A impermeabilização é uma das principais causas das inundações e deslizamentos em áreas urbanas (TUCCI, 2009) pois diminui as áreas verdes, reduz a capacidade de infiltração de água no solo e aumenta a capacidade de escoamento, devido a adoção de condutos e superfícies que facilitam a rápida movimentação da água.
Causa das enchentes, inundações e lixiviação... A falta de infiltração nos solos é um dos principais responsáveis por enchentes, inundações e lixiviação, como tem ocorrido nesta safra marcada pela presença do fenômeno climática El Niño. ...
Veja abaixo:
Bispo e Levino (2011) afirma que a impermeabilização do solo impede que haja a infiltração de água, aumentando as erosões devido o escoamento superficial minimizando a carga dos solos e reduzindo a disponibilidade da água em períodos de baixa incidência de chuva.
O alagamento, explica ela, modifica parâmetros físicos, químicos e biológicos do solo. A água passa a ocupar os espaços entre os grãos que o compõem, antes ocupados por ar. Aos poucos, todo oxigênio para a respiração do sistema radicular das plantas e de microrganismos no solo é exaurido.
A compactação causa perda de fertilidade, aumento do escoamento superficial das águas e, como consequência, menor absorção de água pelo solo e aumento de enchentes. ... A impermeabilização do solo significa perda da capacidade de absorção da água pelo solo.
A impermeabilização do solo significa perda da capacidade de absorção da água pelo solo. Este processo acontece principalmente nas cidades, em razão do asfaltamento, calçamento de ruas e calçadas, da própria construção de edificações e da cimentação dos quintais e jardins das casas.
substantivo feminino Ato ou efeito de compactar. Operação cujo objetivo é reduzir o volume de vazios num solo granuloso ou no concreto em massa, para obter maior coesão e resistência e diminuir sua permeabilidade.
Compactação é o processo no qual se diminui o tamanho do vídeo, agilizando o seu armazenamento e a sua transmissão. ... Na compactação lossless, todos os dados são mantidos no vídeo, porém em tamanho reduzido.
Causas da compactação do solo
Deve-se reduzir o número de passagens de máquinas no campo, privilegiando o plantio direto ou pelo menos o cultivo mínimo, evitando inúmeras arações e gradagens. O solo deve ser mobilizado ou cultivado em condições ótimas de umidade, ou seja, levemente úmido, nunca encharcado.
Uma forma para se medir a compactação do solo é a utilização de um instrumento chamado penetrômetro. É uma ferramenta simples, de fácil manuseio e locomoção.
O “grau de compactação” do solo, GC, foi calculado pela relação: GC = 100 Ds/ Dref onde Ds é a densidade atual do solo e Dref é a densidade do mesmo solo em um estado de referência obtido em laboratório.
O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.
A técnica deve ser feita utilizando o “sapo” ou o rolo tipo “pé de carneiro” de pequeno porte, principalmente quando a umidade estiver alta. Se ele estiver um pouco mais seco, pode ser compactado com o auxílio de uma placa vibratória.